Todo mundo sabe que um intercâmbio de 1 mês pode fazer maravilhas por um currículo. Viajando você vai conhecer outras culturas, desenvolver habilidades sociais e praticar outro idioma. Você pode ir além, transformando seu intercâmbio em um estágio de férias na sua área.
Startups em países como China, Espanha, México e Croácia estão de portas abertas para receber viajantes que queiram trocar ideias sobre marketing digital, fotografia, programação, produção de vídeos, gerenciamento de mídias sociais, SEO e muitos outros assuntos.
Já que tudo que é bom dura pouco (um mês, no caso) você pode pensar neste intercâmbio como uma oportunidade de conseguir seu trabalho dos sonhos na volta, ou ainda, abrir seu próprio negócio!
Você precisa chegar falando alguma coisa, né? Selecionei aqui quatro formas de estudar uma outra língua, antes de testá-la em seu intercâmbio de 1 mês.
Além de assistir filmes com a legenda no mesmo idioma e escutar músicas enquanto lê suas letras, você pode procurar as seguintes possibilidades:
1. Estude com refugiados
O Abraço Cultural é um projeto pioneiro que tem refugiados e refugiadas como professores de cursos de idiomas e culturas. Está presente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Você pode estudar árabe, espanhol, francês ou inglês e aprender muito mais que imagina, como aprendi ao conversar com Mariama Camara, refugiada da Guiné.
2. Duolingo
O Duolingo é uma plataforma gratuita para aprender outro idioma de graça. Eles fazem aprender outra língua virar um joguinho com fases, prêmios e desafios.
Eu sempre acabava desistindo. Minha estratégia foi marcar um horário, no caso, meu trajeto de ônibus, para estudar.
3. Memrise
O Memrise é o concorrente mais completo do Duolingo, a plataforma conta com pequenos vídeos de pessoas nativas ensinando a pronúncia correta tanto na versão paga quanto na gratuita. É muito legal!
4. Grupo de Escambo no Facebook
Procurando por “grupos de escambo” ou grupos de “troca de talentos” no Facebook, você poderá oferecer suas habilidades por uma aula de algum idioma. Já pensou em trocar aulas de violão por aulas de espanhol?