Em fevereiro tem carnaval no Brasil, mas essa festa tem origem romana e é celebrada também em outros países do mundo. O mais famoso, brilhante e colorido é o nosso carnaval do Rio de Janeiro, mas essa festa coloca o povo na rua até no Japão!
As origens do Carnaval que conhecemos hoje remonta à Roma antiga. O ‘carnis levale’ estava relacionado a celebração que antecedia a Quaresma. Durante esse período, as pessoas se deleitavam em prazeres gastronomicos, boas bebidas e danças em preparação para o período de jejum que viria. À medida que o Império Romano se expandiu, a celebração do Carnaval chegou para outras partes do mundo, assumindo características e tradições únicas em cada país.
A festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo e ao controle dos prazeres mundanos. Tradições que formavam parte da tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis. Porém, acredita-se que celebrações subversivas similares aconteciam na Mesopotâmia e Babilônia. Hoje, o carnaval em outros países é tão esperado como o do Brasil, e conta com preparativos e ensaios próprios. Confira algumas das tradições mais conhecidas e curiosas do carnaval pelo mundo.
Yosakoi Matsuri é uma celebração única ao estilo do Carnaval, realizada desde a década de 1950. O carnaval japonês é um festival de dança que combina os passos tradicionais com elementos modernos.
Milhares de dançarinos de todo o Japão e do mundo se reúnem para executar danças enérgicas e coreografadas nas ruas, com algumas apresentações durando até cinco horas.
O carnaval mais popular, e sem dúvida o mais icônico, é o Carnaval do Rio de Janeiro. Porém, em todos os estados brasileiros milhares de pessoas se reúnem para testemunhar os vibrantes desfiles de samba, dançar nas ruas e participar das outras festividades.
No nordeste do país, o carnaval é enérgico, cheio de vida e os blocos se preparam por longos meses para o evento mais esperado do ano. Já São Paulo, mais conhecida como centro financeiro e comercial do país vêm surpreendendo a cada carnaval com novas opções de bloquinhos nas ruas.
O Uruguai é o lar de um Carnaval de 40 dias, o Carnaval de Montevidéu. Esta grande celebração acontece todos os anos na cidade e inclui desfiles, apresentações de dança e outras festividades.
O Carnaval de Montevidéu vêm sendo comparado ao carnaval do Rio, mas ainda em uma versão menor, com trajes próprios e uma atmosfera mais tranquila.
Carnaval de Veneza é uma das celebrações de Carnaval mais famosas do mundo. Todos os anos, a cidade é inundada de magia com máscaras coloridas e fantasias.
Veneza é uma das cidades mais visitadas de todo o mundo, mas no carnaval os turistas se misturam com os locais e a paisagem muda com os nobres foliões.
O México é o lar de várias celebrações únicas de Carnaval, como o Carnaval de Veracruz, o Carnaval de Oaxaca e o Carnaval de Puebla.
O carnaval em outros países já é diferente do que conhecemos no Brasil, mas o México surpreende com seu próprio universo de culturas e tradições. Cada um dos carnavais nos pueblos mágicos tem suas próprias fogueiras, músicas folclórica e bonecos gigantes.
A celebração de carnaval mais famosa nos Estados Unidos acontece em Nova Orleans todos os anos. O New Orleans Mardi Gras é uma celebração de música, dança e cultura, com milhares de pessoas tomando as ruas para comemorar.
O desfile do Mardi Gras é mundialmente conhecido e apresenta desfiles com máscaras e bandas bem ensaiadas.
O Canadá é o lar de várias celebrações únicas de Carnaval, o Carnaval de Inverno de Quebec. Com um boneco de neve como protagonista, o Bonhomme, o desfile passa por locais decorados com luzes e esculturas de gelo.
Esportes de inverno como ski e snowboarding, além de outras atrações culturais e artísticas, também acontecem no mesmo período.
Tilcara, no norte da Argentina, é a sede do carnaval mais diabólico do mundo. Todos os anos um boneco de diabo é desenterrado nas montanhas da quebrada de Humahuaca e com ele são liberados dias de festa sem pausa.
Os foliões jogam farinha e água pelas ruas, onde desfilam fantasiados de diabo com muita energia. Purmamarca e Humahuaca também celebram o carnaval misturando tradições globais com a cultura dos povos originários.
Finalmente, na Eslovênia, o Carnaval de Ptuj é uma das celebrações mais populares do país. Todos os anos, a cidade é transformada em uma festa que mistura o carnaval europeu com o folclore local. Os protagonistas da procissão etnográfica são os Kurenti, bonecos com roupas de pele de carneiro e sinos que assustam o inverno.
Não importa onde no mundo você esteja, acredite: há uma celebração de Carnaval esperando para ser vivida com intensidade. Do vibrante Carnaval do Rio representando a cultura do Brasil ao misterioso Carnaval de Ptuj na Eslovênia, este festival vibrante e colorido é mais que apenas libertação, é uma celebração da vida e da cultura.