Conhecer o Brasil pode ser mais caro que uma viagem internacional, mas também pode sair quase de graça. Você vai descobrir agora onde ir nas férias com pouco dinheiro e ter uma experiência incrível.
Selecionei parques nacionais, trilhas, praias e cachoeiras que consegui conhecer gastando pouco, além de dicas sobre como usar a economia colaborativa para entender como viajar barato em suas férias. Confira!
Trabalhando em hostel
A cidade com mais estrutura para quem vai conhecer Chapada dos Veadeiros é, sem dúvidas, Alto Paraíso. Esse destino é uma ótima opção para quem quer economizar trocando suas habilidades por hospedagem e outras ajudas de custo em um hostel.
Há um esquema de caronas entre Alto Paraíso e as cachoeiras, vales e parques da Chapada dos Veadeiros consolidado há anos. Aconselho um pouco de atenção, mas só tive experiências positivas e ainda fiz amigos na essa estrada.
Acampando
A vila de São Jorge é um amor de vila. Ela foi formada por garimpeiros de quartzo e hoje tem cerca de 700 habitantes. Esse número se multiplica todo mês de Julho, com o Encontro de Culturas Tradicionais do Cerrado.
De longe, o evento mais legal que já participei. Prepare-se para fazer trilhas incríveis, comer comidas veganas, tomar a cachaça do Waldomiro e entrar em contato com artistas e culturas de todo o país.
Eu fiquei no Camping do Encontro e recomendo muito, por causa desse lugar pude conhecer a Cachoeira Santa Bárbara, diferente de tudo que já vi na vida.
Trabalhando em Hostel
A charmosa cidade de Lençóis é a opção mais comum de quem quer conhecer a Chapada Diamantina trabalhando em um hostel bacana. Lençóis conta com trilhas leves e agências de turismo para os passeios mais bacanas. Passei uma noite por lá e viajei na combinação de cores das casas, dignas de foto no insta.
Acampando
O Vale do Capão é uma vila formada por trabalhadores da época em que o garimpo era permitido na Chapada Diamantina. Você vai encontrar imensos murais do artista Salomão Zalcbergas pelas ruelas do Vale e a cada passo entender mais sobre essa história.
O Seu Dai é um dos moradores mais antigos da região e já garimpou muitos diamantes. Hoje é dono de um camping bem simples, que leva seu nome. Ele pode te contar muitas histórias, te indicar cachoeiras e ensinar o ponto perfeito de colher uma jaca.