Restaurantes para confraternizar em SP: 5 opções para o fim do ano
14 de dezembro de 2024
Natal em Aspen Snowmass: viva um filme entre montanhas de ski no Colorado
17 de dezembro de 2024

5 Tendências de viagem para ficar de olho em 2025

Tempo de leitura: 5 minutos
tendências de viagem

Tendências de viagem para ficar de olho em 2025 - Divulgação

Depois de anos de viagens aceleradas e itinerários lotados, os próximos anos prometem uma nova forma de explorar o mundo. Em 2025, as tendências de viagem refletem um desejo crescente de desacelerar, buscar experiências transformadoras e se reconectar – seja consigo mesmo, com a cultura local ou até com o universo.

O Sola no mundo foi atrás e, a seguir, confira as principais apostas que vão guiar os viajantes no próximo ano:

Aeroportos como destino

tendências de viagem

Tendências de viagem para ficar de olho em 2025 – Divulgação

Os dias de chegar no aeroporto pouco tempo antes de avião decolar ou preferir pagar mais caro em passagens para voos diretos acabaram. Segundo a pesquisa do Booking.com, reproduzida pela Forbes, mais de um quarto dos viajantes demonstra interesse em visitar um lugar por causa de seu aeroporto, sendo que 57% têm curiosidade sobre aeroportos que oferecem experiências ou instalações únicas.

Mas, por que fazer uma conexão de 12 horas se você pode ir direto ao seu destino? O Aeroporto Changi de Singapura tem a resposta: nada menos que uma piscina, duas salas de cinema, inúmeros jardins espalhados pelos terminais e até uma floresta com cachoeira, que é rodeada por 280 lojas.

E não é só o aeroporto eleito oito vezes o melhor do mundo pelo ranking Skytrax, o “Oscar” da aviação, que impressiona. Este ano, a lista consagrou o Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar, como o melhor, assim como o levantamento feito pela AirHelp Score. De acordo com o site do grupo Qatar Airways, o espaço inclui um jardim tropical interno, instalação de obras de arte, mais de 40 mil m² de lojas e áreas de alimentação e um hotel com 100 quartos.

Outros exemplos incluem cápsulas para dormir em Londres Gatwick e Frankfurt, spas em Londres Heathrow e Helsinque, além de um restaurante com estrela Michelin em Stuttgart, na Alemanha.

Destination dupes

tendências de viagem

Tendências de viagem para ficar de olho em 2025 – Reprodução

Todo mundo já ouviu falar de dupes de maquiagem, mas e de destinos? Em inglês, o termo é uma abreviação da palavra “duplicata” e se refere a alternativas tão boas quanto às “originais” para quem busca qualidade sem gastar uma fortuna. No turismo, a ideia passa a ser: no lugar de ir para Sidney, que tal conhecer Perth? Ou, então, em vez de ir a Santorini, por que não Paros?

Tudo isso para fugir do overtourism, que tem sido uma das maiores queixas em 2024.

As viagens definitivamente voltaram com tudo – de acordo com o Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), o tráfego aéreo atingiu quase 95% dos níveis pré-pandemia em 2023 e destinos como Bali e Hawaii, estão cobrando taxas turísticas para ajudar a lidar com o turismo excessivo.

Para fugir das multidões, a Timeout sugere as seguintes trocas: Vilnius, Bucharest e Taipei no lugar de Barcelona, Amsterdam e Seoul, respectivamente. Já a BBC propõe Liverpool por Londres, e Curacao por St Martin.

Soft travel como tendências de viagem

tendências de viagem

Tendências de viagem para ficar de olho em 2025 – Reprodução

Viajar sem pressa e com o único objetivo de relaxar de verdade? Essa é a proposta do soft travel, uma nova forma de turismo focada em saúde mental e no bem-estar individual. Segundo o Hilton Trends Report, “mais de um em cada cinco viajantes planeja viajar para autodescoberta ou saúde mental quando estiver de férias. Eles estão apostando no ‘soft travel’, ou viagens que incentivam simplicidade e espontaneidade”.

Diferente do slow travel, que propõe longas imersões em uma nova cultura, o soft travel tem um olhar mais individualizado e introspectivo. Em entrevista à Forbes, Christos Seizis, gerente geral do Santo Collection, um grupo de propriedades de luxo em Santorini, afirma: “Veremos a ideia continuar a crescer à medida que os viajantes priorizam cada vez mais a saúde mental e buscam destinos que ofereçam um refúgio do ritmo frenético da vida moderna”.

Além de desacelerar, uma das tendências desse estilo de viagem é também reduzir excessos – especialmente o consumo de álcool. Os mocktails (drinks não alcoólicos) ganham destaque como a nova escolha para quem quer relaxar sem exageros. E para onde ir? Tim Gunstone, diretor de comunicação da HotelPlanner, sugere a Albânia como um ótimo destino: “É um lugar lindo e oferece um ótimo custo-benefício”.

Longas viagens de trem

Tendências de viagem para ficar de olho em 2025 – Reprodução

Se em 2024 as viagens de trem já estavam em alta, prepare-se para mais destaque em 2025. Com o mundo cada vez mais conectado e tecnologicamente acessível, cresce um desejo nostálgico por jornadas mais lentas e menos óbvias. Isso explica a ascensão das longas viagens de trem, que resgatam uma experiência mais clássica e romântica de explorar o mundo.

Na Europa, o boom ferroviário trouxe novos serviços e rotas incríveis – e a ideia de incorporar a viagem de trem como parte essencial do itinerário veio para ficar. Com o lançamento de novas rotas pela Europa, o Expresso do Oriente é apenas um exemplo do retorno das viagens de luxo ferroviárias ao redor do mundo.

Fora do continente europeu, a Euronews recomenda opções como a Brightline, na Flórida, e a Rovos Rail, na África do Sul, que também prometem encantar os viajantes, assim como as tradicionais viagens de trem pela Suíça com vista para as montanhas.

Astroturismo

Tendências de viagem para ficar de olho em 2025 – Noel Bauza/Pixabay

Para quem sonha alto – literalmente – o astroturismo promete brilhar no próximo ano. Não estamos falando de viagens espaciais (ainda), mas, sim, de experiências cósmicas, que tendem a ficar mais acessíveis em 2025. Segundo a Euronews, com o lançamento de 20 novos parques Dark Sky (de baixa poluição luminosa) ao redor do mundo em 2023, essa é uma tendência que só deve crescer.

Muitos viajantes estão buscando uma conexão mais profunda com o universo e esse tipo de viagem valoriza experiências noturnas, como observar constelações, eventos cósmicos raros e as incríveis auroras boreais. De acordo com a pesquisa de tendências de viagem da Booking.com, mais da metade dos viajantes consideram visitar locais com céus mais escuros para mergulhar em uma verdadeira starbathing experience (experiência de banho de estrelas, em tradução literal).

E onde ir para ter essa experiência? A Euronews recomenda destinos como Northumberland (Reino Unido) e Islândia, principalmente em uma viagem de carro. Porém, entre as melhores opções, estão regiões como o Atacama, no Chile, e locais certificados como Starlight – incluindo Alentejo (Portugal) e Formentera (Espanha).

Beatriz Cyrino
Beatriz Cyrino
Beatriz Cyrino é jornalista de moda e beleza na Revista AnaMaria e compartilha suas experiências de viagem e gastronomia no portal Sola no mundo.