Barbados, no Caribe
Conheça Barbados, no Caribe: país de Rihanna, do rum e do tênis de rua
3 de outubro de 2025

Brasileiros que visitaram mais de 70 países anunciam livro de viagem por Ásia e Oceania

Tempo de leitura: 2 minutos
O casal de jornalistas brasileiros Patricia Pamplona e Wesley Faraó Klimpel, que está em uma viagem de volta ao mundo, anunciou a campanha de pré-venda de seu segundo livro, o “Aventuras Sem Chaves – Parte 2: Uma Viagem por Ásia e Oceania”, sobre seus 15,5 meses nesses dois continentes.

Dividida em 34 capítulos –uma para cada país visitado–, a obra de mais de 400 páginas traz diversas informações, entre relatos e dicas de vistos e de passeios, assim como crônicas inéditas e belas imagens.

“O nosso primeiro livro, o ‘Aventuras Sem Chaves – Parte 1′, sobre nosso giro pela África e pelo Oriente Médio, teve uma repercussão tão legal que ficamos motivados a escrever esse segundo”, explica Faraó. “Foram muitas experiências legais que mereciam virar um livro. Sem falar que pudemos trabalhar vários estilos em nossas crônicas, indo do mais reflexivo ao mais irreverente”, resume Patricia.

Lançamento do primeiro livro do casal.

A jornada pela Ásia começou em abril de 2024, em Moscou, e de lá o casal viajou de trem, pela Transmongoliana, pelo interior da Rússia e da Mongólia. “Como foi nossa terceira vez em solo russo, pudemos perceber a diferença ao passar dos anos. Agora, tem bem menos gente falando inglês e muito mais homens do Exército, indo para a guerra contra a Ucrânia”, analisa o viajante de Mato Grosso do Sul.

Nessa temporada, os jornalistas estiveram em outros países em meio a tensões, como Myanmar, palco de uma guerra civil desde 2021, e Afeganistão, governado pelo Talibã há quatro anos. “Nossa passagem pelo Paquistão foi bem complicada, porque entramos logo após o atentado na Caxemira, o que gerou o fechamento da única fronteira terrestre aberta com a Índia, e saímos um dia antes de o governo indiano bombardear o território paquistanês”, relembra a catarinense.


Se na primeira temporada da volta ao mundo o casal esteve em países pouco visitados por brasileiros, como Essuatíni, Burundi e Togo, nesta etapa da viagem não poderia ser diferente: eles viajaram pelas 11 nações do Sudeste Asiático, incluindo Brunei e Timor-Leste, um território lusófono e que se tornou independente apenas em 2002.

“Esse período na Ásia nos proporcionou muitas experiências bem legais. Aproveitamos o câmbio favorável para aprender a mergulhar e fizemos vários passeios embaixo d’água, na Tailândia, no Camboja e nas Filipinas”, conta Faraó. Patricia também relembra a sorte que tiveram ao ganharem dois concursos para viajarem em motorhomes pela Austrália. “Mas uma das maiores aventuras foi caminhar por 120 km em 11 dias para ver o Monte Everest de perto. Foi de tirar o fôlego.”

Essa volta ao mundo, planejada desde 2015, foi inicialmente dividida em três temporadas: na primeira, visitaram 43 países da África e do Oriente Médio em 14,5 meses; na segunda, passaram em 15,5 meses por 34 nações da Ásia e da Oceania. Para a terceira temporada, Pati e Faraó recalcularam a rota e pretendem viajar apenas pela América, enquanto uma quarta foi criada para percorrer a Europa — afinal de contas, série boa merece ser estendida.

Os jornalistas compartilham toda a experiência no blog deles e nas redes sociais @semchavesbr no Instagram/YouTube/TikTok

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais