Quem vai ao Reino Unido, normalmente se limita a Londres e cidades próximas à metrópole inglesa. Porém, há muito mais o que se ver nesse território que se divide em mais três regiões, como a Escócia e Irlanda do Norte e, principalmente, o País de Gales.
De praias às montanhas, o País de Gales tem de tudo, mas, principalmente, castelos. É a maior concentração por m² do mundo e conta com mais de 600 pontos turísticos repletos de história e paisagens dignas de filme, como foi o caso com a saga de filmes Harry Potter.
Em Gales, devemos considerar dois extremos: o verão e o inverno. O verão costuma ser agradável e o céu, parcialmente encoberto, mas é um período curto. Já o inverno é longo, muito frio e conta com ventos fortes. A melhor época para visitar o País de Gales é entre maio e agosto, quando o tempo está ensolarado e seco.
Cardiff é a capital do País de Gales e a porta de entrada para quem deseja chegar ao destino. O país possui o Aeroporto Internacional de Cardiff, mas a melhor maneira é entrar pela Inglaterra e ir de Londres até Gales por terra, de trem, ônibus ou carro, pela via M4.
As escalas de voos partindo do Brasil são demoradas e, por isso, não é uma alternativa viável de locomoção, principalmente a quem não pretende passar muitos dias no país. Por outro lado, são apenas 240 km e pouco menos de três horas que separam a capital britânica e Cardiff.
Nomeada em homenagem ao santo do País de Gales, Saint David, a mini metrópole é a menor do território britânico e faz jus à população de apenas 1.600 pessoas. Combinando a história do local com o cenário litorâneo, que é o coração do Pembrokeshire Coast National Park, St. Davids merece pelo menos uma visita de pelo menos um dia.
Construída no século 12, a Catedral de St. Davids é um dos locais religiosos mais importantes de Gales e fica escondida em um vale abrigado ao lado do Rio Alun. No local, é possível visitar a coleção do Tesouro e desfrutar de comidas típicas e caseiras no The Refectory.
As ruínas góticas do The Bishop’s Palace ficam na margem oposta à catedral e proporcionam um cenário dramático para as apresentações de teatro que acontecem ao ar livre no verão.
Em Harry Potter e as Relíquias da Morte I, a autora J. K. Rolling descreve o cenário da Shell Cottage como “lindo e isolado”, bem como a praia em frente à cabana, a Freshwater West, onde o elfo Dobby morre.
Trata-se de um pedaço dos quase 300 km de costa e uma das 50 praias de Pembrokeshire Coast, que foi escolhido para representar as palavras da autora. Passando por algumas cidades, inclusive St. Davids, a visita a esse locais podem ser destinadas a prática de ecoturismo e atividades para quem gosta de adrenalina. Ou, apenas para se sentir dentro do universo cinematográfico de Harry Potter.
A região se tornou tão especial que, hoje, existe até um memorial para o personagem. Os fãs podem deixar pedras com recados para sentir e vivenciar as experiências do filme, mesmo que ficcionais.
Uma das cidades litorâneas do País de Gales, a atmosfera calorosa de Tenby é uma das melhores, especialmente nos meses de verão. O tour pela cidade começa em Tenby Harbour, porto onde se tem acesso ao ponto de pesca e ao Tenby Harbour Snack Bar para provar o famoso sanduíche de bacon.
Em uma viagem de 20 minutos de barco, a Caldey Island está a menos de 1,6 km da costa. Com uma história de mais de 1.500 anos, ela é governada pela Ordem de Cister, uma ordem religiosa monástica católica de São Bento, e é considerada uma das ilhas sagradas da Grã-Bretanha.
Caldey Island está aberta ao público apenas durante o verão, de segunda-feira aos sábados. As viagens de barco também são regulares nesse período e partem de Tenby Harbour em direção à primeira parada: Priory Beach, ponto de partida para explorar a ilha e, caso queiram, um mergulho. Os ingressos para o passeio devem ser comprados presencialmente no quiosque da atração.
A cidade também abriga outras praias, como a Castle Beach, eleita uma das melhores praias do Reino Unido pelo The Times e a North Beach, de areia dourada e com vistas de toda a praia do topo dos rochedos.
Para quem prefere atividades culturais e históricas, Tenby não decepciona. Construído em 1878, o Tenby Museum and Art Gallery é o museu independente mais antigo do País de Gales. Outro digno de notoriedade é o Tudor Merchant’s House, que conta a história da família que viveu na virada do século 16. Vale a pena passar um dia na cidade, ou mais, para apreciar as atrações e atmosfera de Tenby.