Haya_Ambiente_Sola_no_mundo
Final de ano na Pousada Haya em São Miguel dos Milagres: pé na areia sem abrir mão do luxo
5 de dezembro de 2025
Prêmio Nacional do Turismo 2025 - Grande Reserva Mata Atlântica
Grande Reserva Mata Atlântica vence o “Oscar do Turismo”
10 de dezembro de 2025

Tiny desk e Embratur se unem para promover o Brasil através da cultura

Tempo de leitura: 2 minutos

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) apresentou à imprensa nesta segunda-feira (18), uma iniciativa para promover o Brasil por meio da música.

Após o país alcançar, este ano, 8 milhões de turistas, cidades brasileiras ganharão uma agenda cultural para divulgação de eventos.

Em parceria com o Tiny Desk Brasil e a plataforma Queremos!, os cronogramas musicais buscam organizar e apresentar a programação de entretenimento nos municípios.

A iniciativa começa nesta sexta-feira (12), pelo Rio, com o riodejaneirosounds.com – também no Instagram -, que deve ser atualizado semanalmente às quintas.

O lançamento será no Baile da Música Brasileira, na capital fluminense, com a presença do músico paraense Felipe Cordeiro. Em seguida, o “Sounds” chegará também a Salvador, Bahia, com previsão para o início de fevereiro de 2026.

A ideia é que o projeto se espalhe por outros cantos do país, apresentando aos turistas a identidade e a diversidade da música brasileira. A intenção, de acordo com a Embratur, é mostrar que o “Brasil não é só sol e praia”, mas também cultura.

“Quando a gente liga música brasileira, turismo e a nossa cultura, a gente tem a nossa grande força”, comentou Cordeiro.

A ideia é reunir, sem filtro, todos os eventos disponíveis na internet, de modo a atender o interesse do usuário, mas sempre ressaltando os principais acontecimentos locais.

Há ainda uma sessão fixa na página, apresentando casas e programações constantes, como a Pedra do Sal e o Baile Charme, no Rio.

E também, dicas semanais com a curadoria do Queremos!, por exemplo. O site conta com tradução para inglês e espanhol, a fim de abranger turistas internacionais.

Além disso, é possível sugerir eventos entrando em contato pelo site ou pelas redes sociais.

Parceria com Tiny Desk e Som Livre

A Embratur também participa de outros dois projetos. Um deles é o lançamento de um episódio extra do Tiny Desk Brasil, em 16 de dezembro.

De acordo com Fernanda Couto, relações públicas da marca, a ação integra “a música e promoção turística internacional do Brasil com olhar cuidadoso para a projeção internacional”.

No entanto, a atração musical permanecerá uma surpresa até o lançamento do episódio. Vale acrescentar que, neste domingo (7), em uma participação na CCXP , o Tine Desk Brasil anunciou seu retorno para o próximo ano no dia 20 de janeiro.

Por fim, Vinícius Azevedo, coordenador da gravadora Som Livre, também divulgou o “Disco na Agulha”. O projeto de DJ sets no YouTube visa promover diversos gêneros da música brasileira, bem como a cultura do vinil.

Junto à Embratur, as gravações devem ocorrer em pontos emblemáticos e turísticos das cidades, começando durante o verão no Rio de Janeiro. A próxima edição trará um DJ Set de Marcelinho da Lua.

Isabela Oliveira
Isabela Oliveira
Formada pela Unesp em 2022, Isabela Oliveira é uma jornalista apaixonada por moda, cultura e turismo, com passagens pela revista Viajar pelo Mundo e pelo site Giz Brasil.