Times Square à noite. Foto: Divulgação
Plataforma ajuda a planejar roteiros de viagem pelos Estados Unidos durante a Copa do Mundo FIFA 2026
8 de janeiro de 2026

Turismo prateado: São Paulo lança iniciativa de viagens gratuitas no estado para o público 60+

Tempo de leitura: 2 minutos
Turismo prateado 60+

Imagem: Reprodução/Pexels

Com a chegada das férias e, é comum haver um aumento das viagens. Em meio a isso, o público acima dos 60 anos está se destacando e marcando o crescimento do chamado”turismo prateado” no setor. Por isso, no último mês, o governo de São Paulo lançou o programa “Turismo 60+”, para promover a inclusão desse público com viagens gratuitas para destinos paulistas. Em dezembro, a Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo) já recebeu os primeiros grupos de turistas para visitar Águas de Lindóia.

O programa contempla viagens gratuitas de até quatro dias por destinos do Estado, incluindo alimentação, hospedagem, passeios, seguro-viagem, guia de turismo e kit viagem. As prefeituras e organizações sociais poderão solicitar as viagens a partir deste mês pela plataforma do programa. Já os interessados devem se cadastrar na prefeitura local. O transporte deverá ser oferecido pelos municípios ou pelos grupos participantes, que devem ter no mínimo 30 pessoas.

Por que o turismo 60+ está crescendo?

Atualmente, esse perfil de viajantes possui mais estabilidade financeira, autonomia e interesse por experiências personalizadas. Dessa forma, eles passam a impulsionar uma série de transformações no mercado. Segundo o Ministério do Turismo, os idosos representam hoje cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos viajantes internacionais do país.

Ademais, de acordo com uma previsão da OMS (Organização Mundial da Saúde), a população mundial a partir dos 60 anos deve ultrapassar 1,4 bilhão em 2030 e chegar a 2,1 bilhões até 2050. No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que, em 25 anos, 29,3% da população será de idosos, chegando a 66,5 milhões de pessoas.

Para Jotta Junior, especialista em neurocomunicação e cofundador do canal Longidade, os o público +60 está mais ativo, conectado e preparado para explorar o mundo. “A nova geração 60+ envelhece de forma diferente”, disse. “Eles querem conhecer culturas, degustar boa gastronomia e viver experiências exclusivas, mas com atenção à qualidade, à saúde e ao bem-estar.”

Quais são as prioridades no turismo prateado?

Entre os principais interesses da geração prateada estão viagens slow travel que esteve entre as principais tendências em 2025. Ou seja, com o objetivo de desacelerar, se reconectar com a natureza; fazer roteiros gastronômicos; se hospedar em hotéis com infraestrutura de bem-estar; e viver experiências culturais. Dessa forma, a busca por serviços como acompanhamento especializado, facilidade de locomoção, suporte ao viajante e programação adaptada se torna cada vez mais frequente.

Por essa razão, agências, ações e marcas de turismo já começaram a se adaptar às necessidades dos viajantes maduros. Para isso, eles personalizam desde o roteiro até a alimentação, como um diferencial competitivo. Além disso, também se destaca a confiabilidade de empresas com atendimento humanizado e comunicação clara, a fim de conquistar rapidamente o consumidor.

“O viajante maduro busca conforto, segurança e autenticidade. Ele quer aproveitar a vida com qualidade e valoriza serviços que entendam suas necessidades reais”, explica a Dra. Polianna Souza, médica geriatra e cofundadora do Longidade. “O turismo é uma das formas mais ricas de promover saúde emocional e sociabilidade na longevidade. Viajar amplia repertórios, fortalece vínculos e reduz sentimentos de isolamento, que ainda afetam muitas pessoas após os 60 anos”, reforça.

Isabela Oliveira
Isabela Oliveira
Formada pela Unesp em 2022, Isabela Oliveira é uma jornalista apaixonada por moda, cultura e turismo, com passagens pela revista Viajar pelo Mundo e pelo site Giz Brasil.