

Quem busca um izakaya em São Paulo acaba de ganhar um novo endereço para entrar no radar. A partir de dezembro, a Alameda Franca, no Jardins, recebe o Chiisai Izakaya.
Com apenas 30 lugares, o Chiisai nasce com a proposta clássica de um izakaya: comer bem, beber melhor ainda e compartilhar pratos em um ambiente informal. O projeto marca o retorno de Wilson Kinoshita, o Sallada, ao cenário gastronômico paulistano, assumindo o posto de chef-executivo e consultor gastronômico da casa.
Além disso, a carta de drinks, assinada pelo mixologista Ricardo Takahashi, o Japorês, reforça a proposta de unir cozinha bem executada e coquetelaria afinada ao espírito dos izakayas japoneses.
O cardápio do Chiisai Izakaya foi pensado para quem aprecia a essência de um verdadeiro izakaya em São Paulo. Sendo assim, a divisão passa por entradas frias, pratos quentes e robatas preparadas no carvão, sempre em porções ideais para dividir.

Karaague Clássico, Chiisai Izakaya. Foto: Mário Rodrigues Jr.
Por isso, entre as entradas, o destaque para o Trio de Ostras “Bêbadas”. A três ostras são servidas cada uma com um shot diferente, de Tequila 1800, Whisky The Chita e saquê karakuchi. É a experiência de tomar um shot junto com a iguaria típica de Izakaya.
Nos pratos quentes, típicos de izakaya em São Paulo e no Japão, o menu traz propostas como Ika Butter, de lulas na manteiga com flor de sal e limão e Kakuni, panceta cozida lentamente no shoyu e gengibre, servida com karashi.
Também completam a seleção o Kaki Furai, de ostras empanadas em farinha panko, o Oniguiri de Salmão preparado na brasa e o Karaague Clássico, de sobrecoxa de frango marinada, empanada e frita.
As robatas, um dos pilares do Chiisai com espetinhos servidos com molho tarê ou shio. Entre as opções estão lula, ostra, mignon com cebolinha, aspargo com bacon, panceta, abobrinha e batata bolinha.

Robata de Aspargos com Bacon. Foto: Mário Rodrigues Jr.
A carta de bebidas segue o mesmo conceito. Os drinks autorais fazem referência à cultura pop japonesa e foram pensados para harmonizar com o cardápio. Entre eles estão Jaspion, com gin, wasabi e limão-siciliano; National Kid, com whisky Hibiki, vermute seco, Campari e umeshu; Godzilla, com vodka, matcha e melão; e Hanami, com saquê, yuzu, flor de sabugueiro, pitaya e água com gás.

Drink Godzilla traz a combinação Haku Vodka, matcha e melão. Foto: Mário Rodrigues Jr.
O Chiisai Izakaya também oferece highballs, mocktails e uma curadoria de destilados e fermentados japoneses, incluindo whiskies, sakês e cervejas, reforçando sua posição como referência de izakaya em São Paulo.
O cardápio de sobremesas é uma experiência à parte. Uma seleção curta, mas marcante, que fecha o menu com personalidade:
O sorvete de Gergelim Preto chega acompanhado de uma calda artesanal de frutas vermelhas, com acidez no ponto certo, e praliné de pistache, toque contemporâneo que soma textura e aroma sem roubar a cena.

Sorvete de Gergelim Preto com caldas de frutas vermelhas. Foto: Raquel Pryzant
A segunda opção traz um cremoso sorvete de canela, que pode vir escoltado por harumaki de banana ou maçã, adicionando crocância e aquele sabor reconfortante de final de refeição bem resolvido.
Chiisai significa “pequeno” em japonês, conceito que se reflete no tamanho da casa e na experiência. Desta forma, o espaço remete aos izakayas tradicionais, mas incorpora elementos contemporâneos. Entre eles, os letreiros em neon e ilustrações em estilo mangá, criando um ambiente jovem e descontraído.
Um novo ponto de encontro para quem procura um izakaya em São Paulo que una autenticidade, boa comida e drinks bem executados.