Neste 25 de janeiro São Paulo completa 469 anos. E para celebrar o aniversário da cidade em grande estilo, o Vale do Anhangabaú será palco de manifestações culturais e cantoras como Dona Onete e Gaby Amarantos. Confira estas, e outras opções para curtir a cidade durante o feriado.
São Paulo é uma cidade cosmopolita cheia de matizes, que une como poucas o seu passado colonial, testemunhado no seu centro histórico, com uma face mais moderna. Como capital econômica do Brasil, formou-se entre arranha-céus e comércios misturados com bairros tão autênticos e singulares como o do Bixiga e o da Liberdade.
Por muito tempo, a cidade de São Paulo foi ofuscada internacionalmente pela fama e popularidade de outros destinos próximos, como o Rio de Janeiro. No entanto, viajantes se sentem cada vez mais atraídos pela dura poesia das esquinas e imponentes avenidas desta metrópole. Alguns a chamam de Manhattan da América Latina, e outros já escolheram chamar a cidade de casa. Confira um roteiro completo do que fazer em São Paulo no feriado do seu aniversário.
Com o tema de “São Paulo, o Mundo Se Encontra Aqui” o Vale do Anhangabaú recebe no dia 25 de janeiro cantores de diferentes regiões do Brasil. Almir Sater abre a comemoração ao meio-dia, seguido por Fresno, Thedy Corrêa e Vitor Kley. As 16h o baile é comandado por Dona Onete, Gaby Amarantos e AQNO. Belo e o João Gomes, o rei do piseiro, encerram a festa. A cidade também contará com outras celebrações no Centro Cultural São Paulo, na Chácara do Jockey e em outros espaços culturais.
O MASP, Museu de Arte de São Paulo, é, em sí, uma obra de arte. Projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, seu vão livre de 74 metros o faz flutuar sobre a Avenida Paulista. Sob seus quatro pilares se reúnem manifestantes, artistas de rua e feira de artesanato. Aproveitar o feriado para conhecer este marco arquitetônico é uma ótima pedida para começar o dia.
Este bairro é o melhor lugar do mundo para viver a cultura japonesa fora do Japão. O metrô da linha azul deixa os viajantes dentro do bairro, que depois ficam com o trabalho de escolher o melhor restaurante para provar desde os clássicos sushis e sashimis até novidades asiáticas como o Bubble tea e Lámens para todos os gostos.
A imponente Catedral da Sé é uma das maiores catedrais góticas do mundo. Sua construção foi dedicada à Nossa Senhora de Assunção e atrai viajantes de todos os estados do Brasil. É recomendado que seja visitada durante o dia. Assim como em outras metrópoles do mundo, é preciso ter alguns cuidados de atenção e segurança ao visitar o centro da cidade de São Paulo.
No bairro de Vila Madalena as festas de samba, pagode e forró começam já no início da tarde e terminam tarde da noite, ou na manhã seguinte. Um bairro que ainda guarda bares e restaurantes com uma pegada bem brasileira, com opções para todas as idades. Uma cerveja de litro e porções de coxinhas, mandioca frita ou dadinhos de tapioca são a melhor pedida para entrar no clima do bairro e fazer novos amigos.
O Parque Ibirapuera é um oásis em meio a vida agitada da capital. Sua área verde de 158 hectares fica aberta ao público todos os dias da semana e é o ponto de encontro para aulões de yoga, treinos de corrida, encontros com os amigos e até piqueniques. O parque conta com algumas das mais célebres criações do arquiteto Oscar Niemeyer como a Marquise, a Oca e o Museu Afro Brasil, que merecem uma visita. O Parque é, também, a sede oficial da Bienal de Arte de São Paulo que acontece a cada quatro anos.
Alguns dos melhores restaurantes do mundo estão em São Paulo. Como A Casa do Porco, de Jefferson Rueda, que apareceu como sétima colocada na última edição do prêmio The World’s 50 Best. Entre os restaurantes reconhecidos internacionalmente na cidade estão também o Maní, da chef e jurada do MasterChef Helena Rizzo, o D.O.M de Alex Atala, e o Mocotó de Rodrigo Oliveira. O fio condutor entre estes restaurantes está, justamente, na valorização da cultura e dos ingredientes brasileiros.
A melhor forma de compreender como o asfalto se mistura com o verde da mata na cidade é a partir de seus mirantes e arranha-céus. O Edifício Itália, que tem também um restaurante nas alturas, é uma das opções mais famosas da cidade. Mas é possível também ver a geografia e o skyline da cidade desde os andares mais altos do Edifício Copan e do Farol Santander, na região central.