japão
Luxo e tradição no Japão: uma jornada por Ryokans, Castelos e Templos
17 de fevereiro de 2024
cape town escape
No ritmo de Cape Town: praias, gastronomia e cultura local
25 de fevereiro de 2024

Yū: o japonês estilo NY que conquistou as ruas de São Paulo

Tempo de leitura: 2 minutos
yu-restaurante

"Yū" significa excelência em japonês, que inspira desde a escolha dos produtos até a hospitalidade

Com a missão de cumprir o que seu nome promete – Yū significa excelência em japonês -, o restaurante traz uma atmosfera convidativa que se funde a pratos com cortes de peixes frescos e de alta qualidade.

Os LEDs violetas com os “kanjis” do alfabeto japones se tornaram um cenário conhecido pelos foodies paulistanos. A primeira impressão é a de que se trata de um bar, daqueles para ver e ser visto. Mas bastam alguns minutos de conversa com o mixologista da casa, Laércio Zulu, para entender o conceito “Yū”.

Butter Salmon do Yū /Raquel Cintra Pryzant

A inspiração vem do clima cosmopolita de Tóquio e Nova York, que combina sets de DJ’s do momento com uma carta de drinques autorais, além, é claro, do clássico bem-feito.

A carta inclui o esmeralda “781 Haiboru” que leva Singleton e soda artesanal de ervas asiáticas; o leve “Yū Fizz”, com Tanqueray, Sakê Hakutsuru Josen Dry, siciliano eau de vie pêra, água com gás; o perfumado “Kasato Maru”, com Sakê Hakutsuru Josen dry, Visinata Cherry, capim santo, chá verde e fatia de pêra com infusão de Licor 43; além do adocicado “Bramble Yū”, com Tanqueray, sakê Hakutsuru, Chambord e limão siciliano.

“O público não está acostumado, ainda, a provar coquetéis quando vai no “japonês” preferido, aqui buscamos, justamente, através do ambiente e do bar, criar um espaço onde as pessoas possam se conhecer” compartilha o mixologista Zulu.

A casa aposta na coquetelaria como diferencial, com o mixologista Laércio Zulu no comando da carta de drinques

A casa aposta na coquetelaria como diferencial, com o mixologista Laércio Zulu no comando da carta de drinques/Raquel Cintra Pryzant

No salão que segue o bar, opções de niguiris e sashimis do chef José Maria Azevedo não faltam. Inspiração japonesa sim, mas com uma liberdade que combina com o público paulistano.

O destaque vai pro “Salmão Butter”, barriga de salmão na manteiga aromatizada, o carpaccio com azeite trufado, o já clássico camarão tempura especial, além de charutinhos” que formam mini temakis crocantes para comer com as mãos.

Impossível deixar o Yū sem provar a sobremesa da casa, uma esfera de chocolate 56% de cacau de origem, recheada com brownie de matcha, geleia de frutas vermelhas, caramelo e amêndoas caramelizadas.

Yū restaurante: Rua Jerônimo da Veiga, 121, Itaim Bibi, São Paulo. Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira 12h – 15h | 18:30 – 00h; sexta 12h – 15h | 18:30h – 00:30h; sáb 19:00h – 00:30h.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais