48h em Estremoz: o que fazer na cidade branca do Alentejo
9 de janeiro de 2025
Wymara Resort and Villas
Wymara Resort and Villas: hotel no Caribe apresenta novo design de luxo
14 de janeiro de 2025

Carnaval do Rio de Janeiro: como curtir a folia com amigos em 2025

Tempo de leitura: 4 minutos

Logo depois das festas de fim de ano, já começamos a pensar no carnaval. A maior festa popular do país encontra, nas principais capitais, festas intensas que entram para os registros da história carioca.

Na região sudeste, mesmo com a tradição de São Paulo e Minas Gerais, é o Rio de Janeiro que segue como expoente máximo dessa festa para milhões de turistas e locais.

Vai para o Rio com seus amigos? Antes de qualquer coisa, é essencial conhecer as principais opções de festa que movem a cidade. Você são do time que vive pulando de bloco em bloco, ou preferem assistir o desfiles das grandes campeãs?

Aqui estão algumas ideias de como curtir o feriado, escolha agora o que mais combina com a sua viagem:

Rio de Janeiro visto de cima/Agustin Diaz Gargiulo

Carnaval de rua: os bloquinhos

No Rio de Janeiro, a cultura do carnaval de rua está consolidada há decadas. A cada ano que passa, mais blocos realizam inscrições nos órgãos públicos para ganhar o direito de festejar pelas ruas. Com isso, temos a chance de comemorar da melhor forma possível.

O bloco das Carmelitas surgiu nos anos 90 em Santa Teresa e é um dos mais tradicionais da cidade, perfeito para amigos que curtem história e imersão na cultura local. Assim como o Cordão da Bola Preta, que parece um verdadeiro tabuleiro de xadrez ganhando as ruas.

Já outros blocos, mais modernos, como o Amigos da onça, o Monobloco e o Empolga às 9 mesclam  ritmos e estilos musicais como MPB e samba.

Desfiles das Escolas de Samba

Outra possibilidade de curtir a folia no Rio de Janeiro é a Marquês de Sapucaí. Por lá, o habitante carioca consegue assistir de perto os desfiles das escolas de samba.

A grande campeã do ano passado foi a Unidos da Viradouro, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon.

Este ano, a Portela homenageia o grande Milton Nascimento, a Imperatriz Leopoldinense conta a história das águas de Oxalá e a unidos da Tijuca saúda o Orixá Logun Edé, com a participação da cantora Anitta.

Diferente de outros anos, os dirigentes resolveram potencializar o evento em 2025. Assim que os desfiles se encerrarem, grandes nomes do samba/pagode brasileiro entrarão em cena para transformar a avenida em shows. Assim, o público desce as arquibancadas e invade a pista para acompanhar seus ídolos de perto.

Eventos exclusivos

Baile do Copa/Divulgação

Por fim, a terceira opção de festas no carnaval do Rio de Janeiro são os eventos fechados. Os foliões compram seus ingressos, colocam fantasias e se encontram em locais privados para curtir um show ou até mesmo músicas alternativas para ter um carnaval diferente no solo carioca.

O maior exemplo é o Baile do Copa, que recebe a elite carioca e celebridades no palácio à beira-mar. O Dress Code é fantasia de luxo ou black-tie e os ingressos começam com R$ 3.900 e podem ultrapassar os R$ 5450.

Onde ficar no Rio de Janeiro durante o Carnaval?

Botafogo

Quem se hospeda em Botafogo consegue aproveitar os blocos do bairro e ter acesso a estações de ônibus e metrô para outros principais pontos da cidade. A partir de Botafogo, você também pode aproveitar para conhecer alguns dos principais pontos turísticos do RJ de bike.

Ipanema e Leblon

Ficar em Ipanema é uma delícia, mesmo nessa época, você e seus amigos vão conseguir curtir a praia e os blocos do carnaval sem sair do bairro. É também entre Copa, Leblon e Ipanema que acontecem as melhores festas exclusivas.

Barra da Tijuca

É claro que a zona sul do Rio de Janeiro é muito procurada, mas a zona oeste também aparece em evidência nestes momentos. Além dos hotéis, um apartamento na Barra da Tijuca para alugar é uma ótima opção e ajuda na questão do preço.

Mesmo que o local não seja tão perto de onde o fervo acontece, a locação fica mais em conta e ajuda ao folião que está disposto a não pagar o preço inflacionado do carnaval e pretende voltar para a cidade maravilhosa ao longo do ano.

Outro benefício de ficar em um apartamento alugado é a alimentação. Assim você e seus amigos conseguem fazer uma compra no supermercado e passar a semana do carnaval sem precisar pagar os altos preços dos restaurantes nessa época.

Mas se já estiverem pela rua e bater uma fome, nossa dica é provar alguns dos melhores bolinhos de bacalhau do Rio de Janeiro. Entre eles, o restaurante Espetáculo no CADEG, o Bar do Momo, o Velho Adonis e a Adega Pérola merecem uma visita.

Esta matéria é um conteúdo de parceiros.