chef ryan role
Chef Ryan Cole anuncia seu novo restaurante COY, em Cape Town
11 de julho de 2024
BA’RA Hotel oferece novos passeios pelas belezas naturais de João Pessoa
24 de julho de 2024

Falafel Malka: a receita secreta do primeiro falafel de São Paulo

Tempo de leitura: 1 minuto
falafel-malka

El Al, filha de Malka, toca o restaurante na Rua José Paulino.

Escondido em uma galeria no Bom Retiro, o Falafel da Malka é um restaurante simples que satisfaz os clientes que buscam pelo falafel com sabor de Israel.

Malka e seu ex-marido, “Habibi”, chegaram no Brasil com uma receita de família e ganharam fama vendendo os sanduíches com tahine em uma Variant azul na porta do clube “A Hebraica” antes mesmo da palavra “food truck” invadir nosso vocabulário.

Depois, os falafels da Malka se tornaram a refeição preferida dos alunos na saída do Colégio Renascença e há 49 anos, seu ponto oficial é no primeiro andar da Rua José Paulino, 345.

Sua filha, El Al -sim, como a companhia aérea israelense- é quem toca o negócio hoje. “Minha mãe está com 90 anos, descansando em casa. Meus pais foram os pioneiros, os primeiros que trouxeram o falafel para o Brasil”, conta.

Segundo El Al, uma das grandes diferenças entre o falafel da Malka e outros é a cor. É comum encontrar o bolinho frito de grão de bico e especiarias esverdeado, mas o que ela vende é “amarelinho”. Outros detalhes da receita e ingredientes da mistura são parte do segredo mais sagrado da família.

“Já tivemos chefs de cozinha aqui no restaurante pedindo pela receita, mas isso é algo que não podemos dar. É por isso que nossos clientes sempre dizem que o sabor do nosso falafel permanece o mesmo e que não o encontram em nenhum lugar”, conta a filha de Malka.

Outro restaurante de gastronomia judaica no bairro do Bom Retiro é o Shoshana. Eles servem o tradicional Gefilte fish, bolinho de peixe cozido servido frio, e os Varenikes, massa recheada de batata com cebola caramelizada – mas não o falafel. Pelo contrário, em seu menu o recado é claro:

“Não temos falafel, aquele bolinho de grão de bico do Oriente Médio. Para comer o melhor do bairro, vá na Malka, Rua José Paulino 345, no primeiro andar da galeria.”

O falafel no prato sai por 45 reais e entre os acompanhamentos que não podem faltar estão: repolho, berinjelinha em conserva, picles, tomate, pepino, uma porção farta de falafel e muito tahine.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais