Viva o voluntariado ambiental em 4 oportunidades no Brasil

Viagem para Argentina: top 20 experiências boas e baratas
20 de novembro de 2018
mochilao-solanomundo
TOP 10 roteiros de mochilão na América do Sul
20 de novembro de 2018

Viva o voluntariado ambiental em 4 oportunidades no Brasil

Tempo de leitura: 1 minuto

Já pensou em cultivar sua própria comida? E reflorestar um pasto que aparentemente não tinha mais vida? Você pode fazer tudo isso e muito mais em seu voluntariado ambiental aqui no Brasil. Esse post reúne projetos ecológicos como ecovilas, sítios de permacultura e de bioconstrução para você viver próximo a natureza, expandir seus conhecimentos e levar novas práticas mais sustentáveis para a sua vida.

O dia a dia na roça é bem puxado para quem está acostumado com a vida na cidade grande, mas você pode encarar como uma academia natural e apostar que ficará mais forte. Além de mover seu corpo, você vai experimentar uma comida viva e perceber como ela tem outro sabor!

Aproveite esse post para entender os conceitos e as diferenças entre permacultura, agrofloresta, agricultura sintrópica e bioconstrução e também onde vivenciar tudo isso.

1. Hiroshi Seo

Mais conhecido como Hiró, Edson Hiroshi é o idealizador da Ecovila Clareando, em Piracaia, São Paulo, e o primeiro brasileiro a publicar um livro sobre agricultura orgânica.

Ele é referência sobre ecologia e espiritualidade para centenas de crianças que, como eu, já foram em seu acampamento de férias, o Fransciscando.

Segundo ele, saúde vem da horta. Tenho certeza que você não vai se arrepender de assistir algum de seus vídeos, como este, de menos de cinco minutos, antes de continuar no post.

2. O que é permacultura

A permacultura junta ciência com tradição popular, acreditando na importância dessas duas formas de saberes para a nossa permanência como espécie na Terra.

O termo foi desenvolvido por David Holmgren e seu professor, Bill Mollison, na década de 70, e hoje significa “cultura permanente” por abranger aspectos ecológicos e sociais no sistema.

Segundo Bill, se trata de elaborar, implantar e fazer a manutenção de ecossistemas produtivos. O resultado é energia, moradia e alimentação humana em harmonia com o ambiente.

Todo permacultor deve:

Cuidar da terra;
Cuidar das pessoas;
Cuidar do futuro;

 

 

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant, 23, é jornalista e vive em São Paulo entre suas viagens pelo mundo. Ela é autora do projeto Sola no Mundo, viagens por histórias e culturas onde compartilha entrevistas e reportagens de suas viagens. Além de produzir artigos para Worldpackers, a Raquel é colunista da Hostelworld e trabalha como Nômade Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *