Fundado em janeiro de 2009 pelo renomado chef Carlos Bertolazzi, em parceria com o empresário Dudu Pereira, o restaurante Zena trouxe o sabor da Ligúria para o sofisticado bairro dos Jardins, em São Paulo.
O nome, uma referência carinhosa à cidade de Gênova (Zena, em dialeto local), reflete a inspiração por trás do espaço: uma vila italiana cheia de charme e autenticidade. Este ano o restaurante recebeu, pela sétima vez, o selo Bib Gourmand do Guia Michelin e foi uma das 37 casas selecionadas no Brasil.
A novidade do restaurante são as Quartas de Jazz e Focaccia. Logo ao chegar, os comensais são recebidos com deliciosos pedaços da tradicional focaccia, oferecida como cortesia da casa. A música torna o ambiente ainda mais aconchegante, com músicos ao vivo e clássicos do Jazz.
O menu do Zena é esse convite pela culinária da Ligúria. Provamos o premiado Gnocchi Zena, um clássico que conquistou o paladar dos paulistanos. Preparado de forma tradicional, o gnocchi é leve e saboroso, com essência da culinária da Ligúria, região localizada no noroeste da Itália.
Para acompanhar os pratos, o Zena conta com uma seleção de drinks exclusivos e uma carta de vinhos extensa. Uma curiosidade é que os vinhos são expostos em uma “geladeira de padaria”, uma herança do estabelecimento anterior, permitindo que os clientes escolham facilmente seus rótulos preferidos.
Entre os destaques, está o Zena Rosso, um vinho artesanal produzido em Monferrato, na região italiana do Piemonte. Esse vinho da casa é a escolha ideal para harmonizar com as massas e carnes do menu.
Para encerrar a experiência, pedimos a Focaccia de doce de leite com sorvete de creme, uma sobremesa equilibrada que já se tornou estrela na casa.
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais