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ChatGPT na produção de conteúdo de viagem

Tempo de leitura: 5 minutos

Vivemos um grande salto evolutivo na tecnologia — e nenhum de nós está preparado. O ChatGPT, agora em sua versão GPT-4, é um chatbot que responde perguntas variadas em questão de segundos. Inclusive, ele foi utilizado para a confeção desse artigo, mas pode confiar que editei com meu olhar humano.

A utilização do ChatGPT na criação de conteúdo de viagem divide opiniões, e eu me incluo nessa. Em um mercado já pasteurizado, onde ninguém aguenta mais as “10 melhores qualquer coisas” ou “o que fazer em qualquer lugar”, utilizar uma ferramenta como esta só deixaria tudo pior? Não tenho a resposta. Mas o ChatGPT existe, já está sendo usado por diversas empresas e sim, vamos ver que ele pode ser utilizado pelo lado bom da força.

O grande salto evolutivo que estamos falando aqui é o de criar respostas mais ‘humanas’ que outras versões, mas com a mesma rapidez. O que vêm sendo aplicado na medicina, educação, política, segurança digital e até nas áreas relacionadas a criatividade. O Midjourney, por exemplo, está criando obras de arte enquanto escrevo este artigo.

O sistema todo foi desenvolvido pela empresa OpenAI, e é possível conversar com o chat em mais de 100 idiomas. Por enquanto, utilizamos a versão gratuita, mas não de graça: todas as interações são utilizadas para treinar e desenvolver o algoritmo.

Mesmo com menos de quatro meses do seu lançamento para o público geral, governos já tomaram decisões em relação ao Chat. A utilização da tecnologia da OpenAI está proibida nas escolas públicas de NYC desde o começo do ano.

Eu comecei a testar o chat em janeiro de 2023, e já tenho textos que ranquearam no Google com a utilização da ferramenta. Mas aparecer nas buscas do Google não significa que os debates tenham acabado. O plágio é um deles. Como o chat responde perguntas sem citar a fonte, podemos escrever algo que foi criado por outra pessoa. É por isso que as palavras mandatórias aqui são ética e prudência.

Prós e contras do Chat GPT na produção de conteúdo

Capacidades do Chat GPT:

  • Lembra o que perguntou na conversa
  • Declina pedidos que ao são apropriados
  • Deixa que usuários corrijam a suas perguntas

Limitações do Chat GPT:

  • Pode gerar informações incorretas
  • Pode gerar conteúdo enviesado como preconceitos e mau comportamento
  • Conhecimento limitado para eventos depois de 2021

Como utilizar a IA como ajuda para o produtor de conteúdo

O ChatGPT pode, e deve, fazer muito mais por você que apenas escrever um conteúdo, na realidade, pedir um conteúdo e publicar da maneira como ele vier é uma das piores coisas que você pode fazer.

Além de informações incorretas, se você não souber elaboras sua pergunta pode acabar publicando textos iguais aos de outras pessoas. Veja algumas outras facilidades que o ChatGPT pode agregar na sua vida:

  • Automação de tarefas como tradução de textos (com limitações)
  • Mudar o tom de voz de algum conteúdo
  • Escrever emails
  • Gerar ideias para pautas de artigos
  • Trazer uma pesquisa prévia como “quais são as principais dicas para economizar nas viagens?”
  • Resumir textos largos, como um guia para destinos turísticos
  • Corrigir erros ortográficos

Como fazer as perguntas corretas para obter os melhores resultados

  1. Seja específico: Certifique-se de que sua pergunta seja clara e específica sobre o que você precisa. Quanto mais específico você for, mais provável será obter uma resposta melhor.
  1. Forneça contexto: Forneça informações contextuais suficientes para que o modelo entenda a finalidade e o escopo do conteúdo que você deseja criar.
  1. Use frases completas: Evite fazer perguntas muito curtas ou fragmentadas. Tente formular perguntas completas e estruturadas.
  1. Seja claro e conciso: Tente ser o mais claro e conciso possível em suas perguntas. Evite usar jargões ou linguagem complexa que confundam o modelo.
  1. Refine suas perguntas: Se o modelo não fornecer uma resposta satisfatória, tente reformular a pergunta de maneira diferente. Às vezes, uma pequena alteração na pergunta pode levar a uma resposta melhor.
  1. Faça perguntas abertas: Ao invés de fazer perguntas fechadas que exigem apenas uma resposta sim ou não, faça perguntas abertas que permitam respostas mais detalhadas e expansivas.

Quais são as novas atualizações do ChatGPT e suas novidades

A Open AI lançou em março de 2023 o Chat GPT-4, uma atualização que promete entregar muito mais que a versão em que estamos acostumados. Por enquanto, o GPT-4 é exclusivo para quem paga a plataforma, em torno de 20 dólares por mês. Mas a empresa afirma as seguintes melhorias:

  • Mais seguro e preciso (40% mais provável de produzir respostas factuais)
  • Pode gerar textos de até 25 mil palavras
  • Pode descrever imagens com detalhes
  • Pode descrever imagens com detalhes
  • É capaz de desenvolver senso de humor

Mas mesmo na versão GPT-4, não se iluda, o chat segue com erros e, ainda, não tem o poder de falar sobre o futuro

Ferramentas pagas que utilizam a IA além do Chat GPT

  • Copy AI, para copy de redes sociais
  • Content at Scale, para textos de blog
  • Wordtune e instatext, para reescrever frases
  • Copysmith e Wordsmith, para marketing e escalar campanhas
  • Writesonic, para anúncios, landing pages e copywriting no geral

Como o Google vê a utilização da IA e quais são as penalidades?

O Google não considera ruim necessariamente, mas sempre vai priorizar as pessoas. Então o problema é o conteúdo ser escrito apenas para os mecanismos de busca, e não para os leitores. Se for útil e criado para pessoas não teria problema.

Sites como o AI Content Detector ajudam a identificar a porcentagem de texto feita por IA, ou por humanos. A partir desta ferramenta é possível entender se seu texto ‘passa’ como um texto humano, ou se você ainda precisa editá-lo. A conclusão é que o ideal é se beneficiar da ajuda da IA, mas o resultado final sempre deve ser editado, conferido, reescrito e mesclado com conteúdo original.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais