maior-tirolesa-do-mundo
Maior tirolesa do mundo será inaugurada em Socorro, a 130km de São Paulo
26 de junho de 2024
chef ryan role
Chef Ryan Cole anuncia seu novo restaurante COY, em Cape Town
11 de julho de 2024

O que fazer em Nova York no verão: festas, museus e shows ao ar livre

Tempo de leitura: 5 minutos
nova-york-no-verão

Neve, luzes brilhantes e cenários dos mais tradicionais filmes natalinos – assim podemos descrever a imagem perfeita de Nova York, que é quase sempre retratada no inverno. Porém, a cidade mais famosa do mundo fica ainda melhor no verão. A partir de junho os termômetros chegam na casa dos 30°C e os nova-iorquinos correm para o Central Park e para os festivais, feiras e museus a céu aberto.

Nova York no verão não decepciona e a expectativa para 2024 é grande: somente no ano passado, a cidade recebeu 62,2 milhões de visitantes e, ainda este ano, espera superar níveis pré-pandêmicos, com um crescimento para 64,8 milhões de turistas.

Arte e cultura em Nova York no verão

Quando o calor nas ruas apertar, aposte em apreciar arte de alta qualidade nos muitos museus de Nova York. No site da NYC Tourism, você confere uma lista completa de complexos culturais com entrada gratuita, seja em dias específicos da semana ou em horários determinados.

Aproveite, também, as apresentações musicais durante todo o verão com o SummerStage. Até 03 de outubro, dezenas de shows ao vivo, tanto gratuitos como pagos, estão sendo realizados em parques de todos os bairros, incluindo o icônico Central Park.

nova york no verão

O SummerStage promove, até 3 de outubro, diversos shows gratuitos nos parques de toda a cidade (Will Steacy/Divulgação)

O Summer for the City retorna ao Lincoln Center com mais de 200 atrações, muitas das quais são gratuitas ou ao estilo “pague o quanto quiser”. A programação inclui histórias musicais para crianças, exibição de filmes, shows de stand-up comedy, workshops e apresentações, entre outras opções.

Como parte da comemoração de seu 20º aniversário este ano, o Madison Square Park está exibindo uma série de obras de arte públicas gratuitas de quatro artistas. A exposição deste verão é Seed, da artista mexicana Rose B. Simpson, que ficará nos gramados do parque até 22 de setembro.

nova york no verão

No 20º aniversário do Madison Square Park, o público pode apreciar obras de arte públicas de quatro diferentes artistas (Divulgação/NYC Tourism)

Assista a exibições gratuitas de filmes durante o Paramount+ Movie Nights, no Brooklyn, com eventos semanais no McCarren Park, em Williamsburg; no Long Meadow, no Prospect Park; em Coney Island Beach; e no Fort Greene Park. É necessário confirmar sua presença online para garantir seu lugar – e uma pipoca de cortesia.

Eventos e celebrações anuais

Celebre o mês do orgulho em Nova York no local de nascimento do movimento moderno dos direitos LGBTQ+ com eventos nos cinco distritos da Big Apple, além da NYC Pride March, uma das maiores paradas do orgulho do mundo, que se realizará em 30 de junho. Os visitantes também poderão conferir o novo Stonewall National Monument Visitor Center, que será inaugurado em 28 de junho.

nova york no verão

A NYC Pride March, uma das maiores paradas do orgulho do mundo, toma conta das ruas de Nova York em 30 de junho (Walter Wlodarczyk/Divulgação)

No Dia da Independência dos Estados Unidos (04 de julho), os visitantes podem apreciar o show pirotécnico gratuito Fourth of July, promovido pela Macy’s, que ocorre sobre o Rio Hudson – os pontos de observação oficiais serão anunciados em breve.

No mesmo dia, rola em Coney Island o Nathan’s Famous Hot Dog Eating Contest, concurso em que os participantes devoram o máximo de cachorros-quentes que conseguirem (há competições separadas para homens e mulheres). O inusitado desafio dura apenas 10 minutos, mas há muitas festividades antes do evento – e, ainda, os visitantes podem passear pelo calçadão de Coney Island e curtir as demais atrações do pedaço.

A Harlem Week comemora 50 anos neste verão. De 07 a 18 de agosto, celebre a rica herança do bairro com música ao vivo, apresentações, refeições e muito mais.

Esportes e atividades ao ar livre

nova york no verão

A região da Grand Central Station fecha mais de 130 pontos de Nova York no verão para a circulação de veículos (Alexander Thompson/Divulgação)

Ao longo de junho, durante a ICC Men’s T20 World Cup, os fãs de críquete poderão assistir aos jogos em telões nos eventos gratuitos ao ar livre na North Oculus Plaza, em Lower Manhattan. Haverá 10 dias de jogos com partidas notáveis, e a final está marcada para 29 de junho.

Algumas das maiores seleções de futebol do mundo competirão neste verão durante os torneios Conmebol Copa América e Uefa Euro. Quem não puder assistir a uma partida in loco, alguns endereços por toda a Nova York exibirão os jogos em telões. Considere o Football Factory, no Legends, o Soccer Republic, no Bar 43, e muitos outros estabelecimentos para torcer durante as partidas.

O Open Streets está de volta com mais de 130 locais sem a circulação de carros nos cinco distritos, permitindo que pedestres, ciclistas e outros que abdicarem do uso de um carro desfrutem de mais espaço público. Detalhes sobre o programa Summer Streets, que em sábados determinados abre as vias da Big Apple entre 7h e 13h para os transeuntes, serão anunciados em breve.

Explore a metrópole com o PlaceChase, um passeio a pé autoguiado e uma verdadeira caça ao tesouro, tudo em um único aplicativo móvel. Outras sugestões de passeios a pé podem ser encontradas em nyctourism.com.

Compras em Nova York no verão

O Grand Bazaar, em Upper West Side, reúne barracas de artistas independentes durante o verão em Nova York (Grand Bazaar NYC/Divulgação)

A NYC Restaurant Week volta de 22 de julho a 18 de agosto, com centenas de restaurantes em toda a cidade oferecendo menus com preço fixo. A lista completa dos estabelecimentos participantes estará disponível a partir de 6 de julho.

O Grand Bazaar é um mercado semanal em Upper West Side, em Manhattan, com barracas de artistas independentes, artesãos, vendedores de antiguidades e outras preciosidades. Os eventos especiais desta temporada incluem o Summer Brunch & Shop, em 30 de junho, que homenageará o mês do orgulho, e o NYC Summer Vintage Bazaar, em 14 de julho.

O Industry City, no bairro de Sunset Park, no Brooklyn, abriga restaurantes, cervejarias, destilarias e um salão de comida japonesa, com passeios e eventos realizados durante os meses de verão.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora da CNN Brasil e editora-chefe do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha, e experiência internacional, já colaborou com veículos como a National Geographic, BBC, Skyscanner, FOLHA e mais