Conheça as 8 maiores festas populares brasileiras como voluntário

africa-solanomundo
Turismo voluntário: o que você precisa saber antes de postar uma selfie
20 de novembro de 2018
tucu-sola-no-mundo-povos-andinos3
Darío Blanco e a cultura dos povos andinos
29 de novembro de 2018

Conheça as 8 maiores festas populares brasileiras como voluntário

Tempo de leitura: 2 minutos

As festas populares brasileiras são muito importantes para a identidade, autoestima e sabedoria do nosso povo. Conheça agora as principais!

O Brasil é abundante. De praias, sabores, culturas e tradições. Cada região tem um passado diferente e celebra suas raízes em festas tradicionais próprias. A mistura de índios, africanos e europeus formou o Brasil de maneira truculenta. Mas essa cicatriz não é a única hoje.

O mundo chega todo dia em nosso litoral e nós, fomos conquistando o mundo. Somos deliciosamente impossíveis de definir, dispensamos etiquetas e sabemos viver.

Festas populares brasileiras no Norte:

1. O Festival de Parintins do Amazonas

O Festival de Parintins é uma das mais importantes festas do folclore brasileiro. 

 

O Bumbódromo, arena que recebe a batalha entre o Caprichoso e o Garantido fica na pequena cidade de Parintins mesmo, mas você pode se hospedar em Manaus e participar dessa festa azul e vermelha. O voluntariado em Manaus, é uma alternativa para viver a cultura local e economizar. Todo mês de junho, viajantes do mundo todo chegam na cidade para viver intensamente essa mistura de lendas amazônicas com rituais indígenas e costumes ribeirinhos.

 2. A Festa de São Benedito do Pará

Também conhecida como Marujada de Bragança, além de festa popular, é uma das manifestações de religiosidade mais fortes do Brasil.

  

Entre o xote e o retumbão, pandeiros e rabecas os marujos festejam a permissão de celebrar São Benedito, o santo negro, concedida aos escravos da região no século XIX. Além das festas populares, quem faz voluntariado em Belém do Pará prova o verdadeiro açaí do norte, os sabores do Mercado Ver-o-Peso e um pouco mais da história do Brasil.

Festas populares brasileiras no Nordeste:

3. A Festa do Bonfim da Bahia

lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, é uma das tradições mais conhecidas do Brasil.

Ela começou quando escravos foram obrigados a lavar os degraus da igreja, uma semana antes da festa do santo. Até hoje, a cerimônia das Águas de Oxalá acontece na primeira semana de Janeiro. Aproveite seu voluntariado em Salvador para participar, com as baianas, da festa religiosa que leva água de cheiro, cantos, tambores e ensinamentos sobre a cultura do Nordeste.

 

 

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant, 23, é jornalista e vive em São Paulo entre suas viagens pelo mundo. Ela é autora do projeto Sola no Mundo, viagens por histórias e culturas onde compartilha entrevistas e reportagens de suas viagens. Além de produzir artigos para Worldpackers, a Raquel é colunista da Hostelworld e trabalha como Nômade Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *