sola-no-mundo-jalapao045
A grande Dona Miúda e o quilombo da Mumbuca- Jalapão
15 de novembro de 2017
gabriel-sola-no-mundo6
Gabriel, filho do Maurin e das plantas do cerrado
6 de dezembro de 2017

Dona Rosa, a prefeita de Mateiros- Tocantins

Tempo de leitura: 1 minuto

Mateiros é a maior cidade que conheci no Jalapão. Lá o Restaurante da Dona Rosa foi recomendação unânime.
A cidade é enlouquecida por ela e por sua comida. Dona Rosa supera qualquer espinho, como algumas mulheres que conheci na estrada.

Ela não parou de falar nem por um segundo, mas nós paramos, quando ela contou sua história. É mãe de sete, e criou todos sozinha. Nem sempre foi assim, mas em algum momento de sua vida percebeu que o ex marido era dispensável, como os ovos que já vêm rachados. Ela trabalhava e ele gastava com mulheres, jogos e bebida. Um relato já conhecido, com a surpresa no desfecho. Seu restaurante cresceu, e além das contas de casa, pagou faculdade para todos os filhos. Eles escolheram o que queriam ser. Não empreenderam como a mãe, mas também não se perderam como o pai.

Sabe tudo que acontece na cidade, inclusive quando chegamos e a pousada que escolhemos. Por isso o apelido de prefeita. Mas sua decisão de ficar com o restaurante e não entrar pra política parece mesmo apurada. Sua comida é deliciosa e seus conhecimentos sobre a vida alheia lhe entregam a sagacidade de dar conselhos valiosos. E ela dá. Grátis.

Sobre o horário de funcionamento do Restaurante da Dona Rosa, não tem. Ela está sempre preparada para colher um tomate da horta ou fritar mais um bife. Contou sobre os famosos que já atendeu e não deixou ninguém sair de lá com fome, como em casa de vó.

jalapao-solanomundo

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Pryzant, 24, é Jornalista e Editora Chefe da Worldpackers. Atualmente desvendando o mundo dos documentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *