15 ONGs que oferecem ajuda de custo para voluntários

sola-no-mundo-monte-roraima
As Lendas Indígenas do Povo Pemon no Monte Roraima
7 de setembro de 2020

15 ONGs que oferecem ajuda de custo para voluntários

Tempo de leitura: 3 minutos
wp-sola-no-mundo1

O trabalho voluntário no exterior, com ajuda de custo, é a forma mais econômica de dar a volta ao mundo. Sua viagem pode englobar várias ONGs diferentes ou apenas uma, apoiando a principal causa de algum país vizinho. Aqui você vai encontrar 15 oportunidades incríveis para deixar o mundo um pouco melhor. Ser voluntário pode ser a opção perfeita para você e para o seu bolso.

Economize com a ajuda de custo

As assistências mais comuns oferecidas pelos projetos sociais ao redor do mundo são a garantia de uma cama quentinha, café da manhã, almoço e jantar. A alimentação de graça, além de uma baita economia proporciona um contato verdadeiro com a culinária local. Muitos restaurantes acabam servindo adaptações ou pratos que não estão no dia a dia da comunidade.

  • Outras facilidades que você pode encontrar:
  • Alguém para te buscar no aeroporto
  • Bicicletas à sua disposição
  • Festas e oficinas de dança
  • Aulas do idioma local
  • Trilhas e passeios gratuitos
  • Terapias holísticas, meditação e grupos de Yoga

Ainda assim eu pensava que fazer trabalho voluntário no exterior não era para mim. Afinal, o valor da passagem fica por nossa conta. Mudei de opinião depois de encontrar um vôo bem barato para Argentina e perceber que posso começar meu sonho pelos países vizinhos.

Minha dica é: Ative o alerta do Google Flights para receber promoções de trechos em seu email. Você pode se surpreender com oportunidades na América Latina como esta, de trabalhar em um programa de reciclagem de resíduos plásticos em um paraíso na beira do mar panamense.

Horários do trabalho voluntário

Os turnos propostos pelas ONGs cadastradas no worldpackers tem uma variação média de 4,5 horas por dia e oferecem no mínimo, um dia livre para explorar a cidade. Porém, na maioria das opções de projetos de impacto social, os voluntários podem folgar o final de semana todo. Isso torna possível planejar pequenas viagens de carona ou ônibus para outras cidades ou vilarejos como oferecem essas vagas:

  • Ajude a plantar algumas árvores em uma organização de Nairobie escale o Monte Quénia, simplesmente o segundo ponto mais alto da África no final de semana.

ou

  • Aproveite seus dias offs para dar um mergulho na Awao Falls, um dos mais belos atrativos de Compostela Valley, depois de uma semana incrível ajudando na alfabetização de crianças em uma escola pública nas Filipinas.

Planejamento do seu voluntariado

A viagem sempre começa antes do embarque. Minha primeira dica é esperar a confirmação da ONG para comprar a passagem. A segunda é confirmar sua vaga com antecedência, para que seu host (tradução literal de anfitrião) possa tirar suas dúvidas e te ajudar com calma.

4 Meses antes

Que tal começar a assistir filmes e documentários que se passam no local, escutar músicas na língua nativa e convidar alguém que conhece o país, ou que já fez volunturismo, para conferir um restaurante típico de lá na sua cidade mesmo?

Também é hora de navegar pelo site do Worldpackers e ficar de olho em organizações que precisam muito de ajuda, como o orfanato Possible Nepal, que precisa reconstruir sua escola destruída por um terremoto em Abril de 2015 no Kathmandu.

3 Meses antes

Pesquise o que você quer fazer nos arredores da ONG e quais festas e feriados típicos acontecerão durante sua estadia. Acesse o site da embaixada do país para saber quais costumes da sua cultura não são aceitos por lá. Pense em como economizar para viajar mais tranquilo. Eu levo marmita no trabalho, chamo meus amigos para beber em casa e troco cinema por Netflix. Veja o que é possível no seu contexto, não vale parar com o que te faz bem.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Pryzant, jornalista de viagem brasileira vivendo em Barcelona.

4 Comentários

  1. Iara Lisboa disse:

    Ola gostaria de fazer trabalhos sociais viajando. Ma não tenho como pagar por isso. Voces tem algum projeto que me enquadra. Sempre tive vontade de fazer trabalho voluntario e agora seria o melhor momento para mais informacoes, entrem em contato.

    • Oi Iara, tudo bom? Que bacana que você tem interesse em participar de projetos sociais! Você conhece a Worldpackers? Essa é uma, das muitas plataformas que existem que proporcionam a troca de trabalho por hospedagem. Para onde você gostaria de viajar? Já imaginou algum tipo de trabalho que gostaria de fazer?

  2. Luciana Alves da Silva e Silva disse:

    Estou indo para Buenos Aires e meu filho vai cursar medicina. Também pretendo estudar e quero fazer parte de algum trabalho voluntário. Gostaria que entrassem em contato comomogo pelo whatsaap, se possível. +55 69 99957-0929

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *