Viajar sozinha pode parecer uma experiência amedrontadora para algumas mulheres, mas não precisa ser assim. Ao redor do mundo, diversos locais podem se mostrar acolhedores e proporcionar momentos incríveis para uma viajante solo. É o caso, por exemplo, da Europa – principalmente os países nórdicos -, com alguns dos pontos turísticos mais famosos e visitados do mundo.
Embora os cuidados de segurança sejam indispensáveis em qualquer viagem, o Sola no Mundo separou 18 cidades para você visitar com mais segurança e perder o medo de explorar o globo. Para tornar essa aventura ainda melhor, indicamos também passeios guiados que vão tornar o percurso mais fácil.
Dica: vale a pena se hospedar em hostels para fazer amigos de todas as nacionalidades e receber dicas imperdíveis de passeios. E se você prefere a privacidade de um quarto e banheiro só seus, não se preocupe, porque vários deles têm opções de suítes privativas.
Bateu a curiosidade sobre os melhores lugares para viajar sozinha na Europa? Então confira a lista abaixo:
Reykjavik, Islândia: Imagem: Raquel Pryzant
Considerado o país mais seguro do mundo pelo GPI (Índice Global da Paz) desde 2008, a Islândia é o destino perfeito para quem quer assistir à Aurora Boreal, ver de perto vulcões, conhecer a cultura viking local ou apenas curtir o tempo frio.
Sua capital, Reykjavik, tem entre seus principais pontos turísticos a Rainbow Street e a piscina de água termal Blue Lagoon. Além de ser reconhecida pela igualdade de gênero, a Islândia também é um destino LGBTQIA+ friendly.
Copenhague, Dinamarca. Imagem: Reprodução/Unplash
Em primeiro lugar no Índice de Paz e Segurança das Mulheres 2023/2024, a Dinamarca, parte da Península Escandinava, tem em sua capital Copenhague diversos palácios e museus para visitar, além da estátua da Pequena Sereia, do artista Edvard Eriksen, criada em 1913.
Os Jardins de Tivoli também são um programa imperdível, bem como um passeio de bicicleta, já que o país é um dos melhores para esse meio de transporte. Nossa indicação é reservar este passeio de barco pelos canais da cidade, assim você vai conhecer a capital desde uma perspectiva diferente.
Oslo, Noruega. Imagem: Reprodução/Unplash
A capital norueguesa Oslo pode não ser a terra do Papai Noel, mas ainda assim é ideal para ter experiências totalmente fora do comum como um passeio de trenó.
As opções, aliás, incluem até dormir em iglus e hotéis de gelo. Vale a pena ainda apostar no esqui e conhecer a vista do fiorde de Oslo. Além das paisagens naturais, a cena cultural conta com o Museu Munch, com as obras do pintor de “O Grito” e o Museu do Navio Viking.
Helsinque, Finlândia. Imagem: Reprodução/Unsplash
Capital do país eleito o mais feliz do mundo há 8 anos, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade da ONU, Helsinque oferece um misto de aventura, com resorts de esqui próximos, e belezas naturais, como cachoeiras e paisagens bucólicas.
Além disso, a Finlândia também tem um povo hospitaleiro e uma cultura de banhos de sauna que combina com o clima frio. Perfeito para quem ama a estação mais gelada do ano! Nossa dica de passeio é para quem vai fazer escala em Helsinki – esse tour sai direto do aeroporto, dura 3 horas e passa por monumentos essenciais da capital.
Estocolmo, Suécia. Imagem: Reprodução/Unsplash
Unindo história, arquitetura e natureza, a Suécia tem entre seus principais atrativos palácios medievais, sítios arqueológicos vikings e diversas ilhas em seu arquipélago, na capital Estocolmo.
Um ponto turístico para conhecer por lá é o Museu Nobel, dedicado ao famoso prêmio. Por outro lado, para fãs da música, vale a pena passar pelo Museu dos Abba, que exibe os tesouros do grupo que é um fenômeno sueco. O país também tem uma forte relação com a cerveja, vinda das tradições nórdicas.
Genebra, Suíça. Imagem: Reprodução/Unplash
O montanhoso país famoso pelos Alpes suíços – e pelo chocolate de alta qualidade – tem a cidade de Genebra como um de seus destinos mais conhecidos. O local, aliás, abriga uma das sedes da ONU, o Palácio das Nações, aberta à visitação.
Além do esqui, é possível aproveitar passeios de barco no Lago Léman ou visitar o museu dos relógios Patek Philippe, por exemplo. Já os apaixonados por ciência não podem deixar de conhecer o CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), o maior laboratório de física de partículas do mundo.
Munique, Alemanha. Imagem: Reprodução/Unsplash
A cidade alemã de Munique, repleta de museus e prédios centenários, é um dos melhores destinos para mulheres no país europeu. Lá, foi criado o popular festival de cerveja – que hoje já chegou ao Brasil – Oktoberfest, como celebração do casamento do rei bávaro Luís I, em 1810.
Além disso, em um roteiro em Munique, vale a pena aproveitar os museus, palácios e parques – e até ver os surfistas no Jardim Inglês. A cidade também abriga o Allianz Arena, estádio oficial do Bayern; e o Campo de Concentração de Dachau, que preserva a história da Segunda Guerra Mundial. Confira aqui o tour da cerveja por Munique com degustação!
Bruxelas, Bélgica. Imagem: Reprodução/Unsplash
Em Bruxelas, na Bélgica, a gastronomia é uma atração importante: a capital belga tem até museus dedicados à cerveja e ao chocolate. Além disso, a cidade também tem um museu de histórias em quadrinhos e um parque de Lego.
Uma recomendação é visitar a cidade portuária de Bruges, lar do museu das batatas fritas. A cerca de uma hora de trem, outro passeio popular é andar de barco pelos canais e admirar a arte medieval e a arquitetura gótica.
Viena, Áustria. Imagem: Reprodução/Unsplash
Na montanhosa e fria Áustria, esportes de inverno como o snowboard são uma opção para quem gosta de aventura. No entanto, aproveitar um bom vinho também não pode ficar de fora.
Na capital austríaca, Viena, são pontos turísticos imperdíveis a Ópera Estatal, a Casa de Mozart e o Museu Sigmund Freud. As viajantes também podem gostar de conhecer o Museu Sissi, da imperatriz Elisabeth da Baviera, famosa por sua beleza e espírito livre.
Amsterdã, Holanda. Imagem: Reprodução/Unsplash
Capital mundial do ciclismo, a charmosa Amsterdã é conhecida também pela modernidade, tendo em vista seus populares coffeeshops especializados em cannabis.
A cidade também é bastante histórica, aliás, o que reflete nas opções de museus para visitar. As principais recomendações são: ir ao Museu Van Gogh, às casas de Anne Frank e Rembrandt, ao tour Heineken Experience e ao Eye Filmmuseum, um museu de filmes à beira-mar. Além da bicicleta, também é possível passear de barco pelos canais.
Dublin, Irlanda. Imagem: Reprodução/Unsplash
Destino popular para intercâmbios, a Irlanda é um país conhecido pela hospitalidade de seu povo. Na capital Dublin, um dos melhores programas para fazer é explorar a vida noturna e tomar um whisky nos famosos pubs. Eles são tão importantes na cultura local que estima-se que o mais antigo, The Brazen Head, tenha mais de 1100 anos.
A cidade conta ainda com a parede do U2, popular entre os fãs da banda, bem como um Museu Nacional de Cera e a casa do escritor Oscar Wilde. Por fim, os penhascos de Moher, Burren e Galway também são uma atração turística natural por lá.
Edimburgo, Escócia. Imagem: Reprodução/Unplash
A capital medieval escocesa Edimburgo tem diversos pontos turísticos para explorar, sendo vários deles castelos. Um dos maiores destaques é, certamente, o próprio Castelo de Edimburgo, erguido no século 11.
A cidade, aliás, inspirou a saga “Harry Potter”. Por essa razão, conta com diversos lugares interessantes para seus fãs, como a Victoria Street, que inspirou o Beco Diagonal, e os túmulos de personagens queridos da franquia. Além disso, foi local de filmagem da série “Outlander”.
Para quem gosta de beber, a Escócia também é reconhecida por ser a terra do whisky. Como viajante solo, uma boa ideia para fazer amigos pode ser fechar um Pub Crawl por bares de Edimburgo, só recomendamos, sempre, beber moderadamente para garantir a sua segurança.
Londres, Inglaterra. Imagem: Charles Postiaux/Unsplash
Outro destino no Reino Unido, a cosmopolita Londres tem muito mais do que apenas a torre do relógio do Big Ben. Assim como na Escócia, a capital inglesa oferece ainda atrações ligadas a “Harry Potter”, como os estúdios da Warner. Há o museu de cera mais famoso do mundo, o Madame Tussauds, e o Shakespeare’s Globe, teatro inspirado no local onde o dramaturgo William Shakespeare apresentava suas peças.
Além de castelos, museus e igrejas, quem visita Londres pode conhecer estádios de futebol ou fazer um passeio pelo Rio Tâmisa.
Lisboa, Portugal. Imagem: Aayush Gupta/Unsplash
Para quem não quer se preocupar com o idioma, a capital portuguesa Lisboa é um destino convidativo. Como a gastronomia não pode ficar de fora em uma viagem, a primeira dica é provar um Pastel de Belém da terra de onde ele veio.
À noite, uma boa pedida é curtir o fado, estilo musical que virou Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2011. E se engana quem pensa que a Catedral da Sé é uma exclusividade paulistana, pois Lisboa também tem a própria igreja com o mesmo nome, entre outras construções importantes, como o Miradouro da Senhora do Monte, onde é possível admirar o pôr-do-sol, e o Oceanário.
Barcelona, Espanha. Imagem: Reprodução/Unsplash
Um dos destinos mais recomendados para viajar sozinha na Europa, Barcelona é o lugar perfeito para as férias de verão na Europa.
Ideal para os amantes da praia, a cidade respira arte e tem entre seus monumentos mais conhecidos, por exemplo, a Igreja da Sagrada Família, desenhada pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e o Museu Picasso. Vale a pena, aliás, passear e tirar fotos no Parque Güell e no Bairro Gótico – este último tem brechós e comidas típicas.
Nice, França. Imagem: Reprodução/Unsplash
Outra cidade litorânea, Nice é um refúgio na Costa Azul da França. Além de tomar banhos de sol, admirar a vista no porto e dar uma volta pelo centro histórico, outros bons passeios no local são o Museu Matisse, em homenagem ao pintor francês Henri Matisse; o Museu de Fotografia Charles Nègre; e o zoológico e jardim botânico Parc Phoenix.
Além disso, em julho, tem ainda o Festival de Jazz de Nice. De lá, também é possível visitar destinos próximos como Mônaco, Cannes, Antibes e Saint-Tropez.
Veneza, Itália. Imagem: Reprodução/Unsplash
No Norte da Itália, Veneza é formada por ilhas – e não há passeio mais popular do que navegar de gôndola por seus canais. Uma opção também é observar seu Grande Canal da Ponte de Rialto, bem como conhecer o mercado que fica por lá. Há também várias igrejas para visitar, como a Basílica de São Marcos, na Piazza de San Marco, praça que é o coração da cidade.
Não deixe de assistir a concertos de ópera do Teatro La Fenice. As românticas também podem vão conhecer Verona, terra de “Romeu e Julieta”, a apenas uma hora de trem.
Split, Croácia. Imagem: Reprodução/Unsplash
A segunda maior cidade da Croácia, Split, na costa do país, combina história, cultura e culinária. Seu ponto turístico de destaque é o Palácio de Diocleciano, encomendado pelo imperador romano Diocleciano, bem como o Templo de Júpiter.
Para quem procura uma coisa mais moderna, a cidade tem um museu de “Game of Thrones” que exibe itens de um dos locais de gravação da série. Em Split, também é possível passear de catamarã pelas águas do mar Adriático e visitar ilhas próximas, como Hvar. Por fim, ainda é possível conhecer parques nacionais que ficam por perto e fazer uma excursão às cascatas Krka.
Aproveite para viajar sozinha pela Europa com os benefícios exclusivos do Sola! Para tornar sua experiência ainda mais incrível, nós recomendamos serviços essenciais para sua viagem:
📱 eSIM Internacional da Airalo – Fique conectado em qualquer lugar do mundo com internet de qualidade e sem precisar trocar de chip físico. Use nosso código de desconto exclusivo SOLANOMUNDO10 e economize na sua compra!
🛡️ Seguro Viagem com a Melhor Seguro – Viaje com tranquilidade e aproveite a melhor cotação do mercado para garantir cobertura completa durante sua estadia.
🎒 Passeios com a Civitatis – Explore o melhor da Europa, conheça monumentos históricos, paisagens deslumbrantes e viva experiências inesquecíveis com os melhores tours e excursões.
🚘Alugue seu carro com a Discover Cars – Compare as melhores ofertas de aluguel de carro para sua viagem e comece a planejar sua tão sonhada viagem.
Quer saber mais? Nos siga no instagram @solanomundo e garanta mais benefícios exclusivos!