melhor resort na américa do sul
Tierra Atacama, o melhor resort da América do Sul fica na região mais árida do planeta
4 de novembro de 2024
airalo-chip
Airalo funciona? Saiba como ter internet em qualquer lugar do mundo
2 de dezembro de 2024

WOW Porto: quarteirão cultural com museus, restaurantes e escola de vinho

Tempo de leitura: 6 minutos

Imagine um lugar onde cultura, vinho e diversão se encontram em um só quarteirão, de frente para o Rio Douro, em Vila Nova de Gaia. Assim é o WOW (World of Wine), um complexo cultural que transformou antigos armazéns de vinho em um espaço vibrante cheio de vida. Aqui, sete museus, doze restaurantes e bares, lojas e até uma escola de vinhos fazem parte de um cenário irresistível para quem busca descobrir novas experiências.

É fácil se perder no tempo ao passear pelo WOW, explorando suas atrações interativas, espaços instagramáveis e uma programação cultural que promete surpreender. Para uma experiência completa, o ideal é reservar um dia inteiro e se aventurar entre museus, delícias gastronômicas e workshops que ensinam tudo sobre vinhos e até chocolates.

Quer saber o que faz o World of Wine ser o verdadeiro “must” do Porto? Confira nossas dicas e já comece a planejar a sua visita!

The Wine Experience

Se você ama vinho ou quer entender mais sobre esse universo, The Wine Experience é parada obrigatória no World of Wine. Aqui, a história e a produção do vinho ganham vida através de painéis interativos, vídeos imersivos e até um quiz para descobrir que tipo de casta combina com você.

A experiência sensorial vai além: você pode provar diferentes aromas e sabores, explorando a diversidade das 14 regiões vinícolas de Portugal. A visita ainda inclui um jogo sobre os aromas e gostos do vinho para os visitantes descobrirem se seus sentidos estão apurados.

O segundo andar do museu é dedicado inteiramente aos vinhos portugueses, onde os visitantes podem aprender sobre a diversidade das regiões e degustar rótulos locais. Uma uva gigante também está por lá, para garantir um toque de diversão. Os ingressos custam 20 euros para adultos e 9 euros para crianças de 4 a 12 anos.

Planet Cork

Esse é o museu perfeito para quem quer entender por que a cortiça é tão especial em Portugal. No Planet Cork, o visitante descobre curiosidades sobre o material mais sustentável do país, desde a coleta até as diversas aplicações, que vão das rolhas de vinho até pranchas de surfe. Uma das atividades mais curiosas é descobrir seu próprio peso em rolhas e ainda criar uma rolha personalizada em menos de um minuto.

Através de vídeos e painéis, a experiência mostra o processo do descortiçamento, a fabricação das rolhas e as diversas aplicações da cortiça, desde o design de interiores até tecnologias avançadas como foguetes da NASA.

Ideal para todas as idades, especialmente para as famílias, o museu mistura educação com diversão. Os visitantes têm a chance de ver a cortiça em ação em setores variados, da moda à arquitetura, incluindo uma passarela onde podem desfilar como modelos e aparecer em uma gravação. Os ingressos custam 20 euros para adultos e 9 euros para crianças de 4 a 12 anos.

Chocolate Story

Muito mais que um simples museu, o Chocolate Story é uma experiência deliciosa e educativa. Aqui, você vai conhecer a jornada do cacau desde suas origens até o produto final, passando pela fábrica de chocolates premiada do WOW, a Vinte Vinte. Os visitantes podem degustar chocolates de diversos sabores e experimentar o cacau em sua essência.

A experiência termina com uma visita à fábrica, onde o cacau vira o nosso tão querido chocolate. Ao final da visita, todos podem adquirir chocolates artesanais como lembrança. Os ingressos custam 20 euros para adultos e 9 euros para crianças de 4 a 12 anos.

Pink Palace

Prepare a câmera, porque o Pink Palace é o museu mais instagramável do WOW. Dedicado ao vinho rosé, o espaço interativo com uma piscina de bolinhas cor-de-rosa é um convite para quem adora tirar fotos e capturar momentos para as redes sociais. E não para por aí: cada sala do museu oferece uma nova experiência visual, como uma garrafa gigante onde todos podem “entrar” para uma foto.

Há ainda uma gangorra inspirada na icônica ponte D. Luís e até um Cadillac estiloso. Mas não pense que o Pink Palace só irá servir para atualizar seu feed. Apesar das experiências divertidas, o rosé também é levado a sério, e todos os visitantes recebem uma pulseira com pins para degustar cinco diferentes tipos de vinho rosé ao longo da visita. Os ingressos custam 25 euros para adultos e 9 euros para crianças de 4 a 15 anos.

Exposição Universo Dalí

Para os fãs de arte, o WOW apresenta exposições temporárias como a Universo Dalí, que mergulha nas obras e no legado do pintor espanhol Salvador Dalí. As peças de acervo incluem pinturas, esboços, esculturas e trabalhos comerciais, e a coleção completa dá aos visitantes uma visão rara da mente do artista.

Um dos grandes destaques são as fotografias do francês Robert Descharnes, amigo próximo de Dalí, que capturou momentos íntimos do artista entre 1955 e 1985. A mostra do Atkinson Museum ainda conta com painéis e vídeos explicativos, que oferecem contexto histórico e cultural sobre o impacto de Dalí na arte moderna.

“Essa exposição é uma oportunidade imperdível para explorar o legado de um dos artistas mais emblemáticos do século XX e descobrir o homem por trás do mito”, ressalta Adrian Bridge, CEO do WOW. Os ingressos custam 15 euros para adultos e 7,50 euros para crianças de 4 a 12 anos.

The Wine School

Se você quer se aprofundar ainda mais no mundo dos vinhos, a The Wine School é o lugar certo. Com cursos que variam de workshops de degustação a certificações profissionais como o WSET, é possível aprender sobre vinhos portugueses e internacionais de forma acessível e completa. A escola oferece aulas em português e inglês, perfeitas para quem quer sair do World of Wine com um conhecimento bem mais refinado sobre vinhos!

  • Curso profissional com certificado WSET: os cursos abordam temas como o processo de produção do vinho e as características das diversas regiões vitícolas de Portugal. Os valores variam de 290 euros para o nível 1 e 710 euros para o nível 2;
  • Curso Portuguese Wine Specialist (PWS): focado exclusivamente nos vinhos portugueses, explorando os principais estilos e castas locais. Os valores variam de 75 euros para o nível 1 e 185 euros para o nível 2;
  • Curso ” Mais que uma prova”: experiência de degustação em que os participantes conhecem diferentes estilos de vinhos em apenas 45 minutos. Disponíveis diariamente, das 11h às 19h, em inglês e português, e custam a partir de 20 euros.

The Bridge Collection

Para um mergulho na história das bebidas, a The Bridge Collection é imperdível. Com mais de 2.000 artefatos, o museu conta a trajetória do vinho e outras bebidas ao longo dos séculos. Remontando a até 7000 a.C., essa coleção ilustra o papel das bebidas na cultura e celebrações de várias civilizações.

A The Bridge Collection revela como o ato de beber foi moldado e celebrado ao longo de 9.000 anos. Os visitantes têm a chance de ver de perto objetos que fizeram parte de batalhas, celebrações reais e cerimônias religiosas. Com peças que brilham no escuro e outras adornadas com ouro, a coleção leva o público em uma viagem no tempo. Os ingressos custam 20 euros para adultos e 9 euros para crianças de 4 a 12 anos.

No WOW, cada espaço é uma descoberta e as atrações são feitas para impressionar e entreter. Então, esteja você de passagem pelo Porto ou morando por lá, reserve um dia para explorar o WOW – garanto que você vai sair com memórias incríveis e um muitas fotos para as redes sociais.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais