reykjavik-islandia
Reykjavík, o que ver na capital ainda pouco conhecida da Islândia
9 de fevereiro de 2023
ftira-malta
Em busca do Ftira, o pão maltês patrimônio da humanidade
9 de fevereiro de 2023

Cinco rotas imprescindíveis para conhecer Formentera de Bicicleta

Tempo de leitura: 3 minutos
Formentera-bicicleta


São no total 32 rotas verdes que conectam os principais patrimônios históricos com as fascinantes paisagens da ilha Pitiusa. Vamos viajar por cinco delas.

As rotas verdes são caminhos bem sinalizados que cruzam Formentera pelo interior rural mas que também marginam seu belo litoral. No total, eles somam mais de cem quilômetros que você pode andar de bicicleta ou a pé para chegar a cantos inacessíveis para carros e motos. São 32 percursos que oferecem paisagens completamente diferentes: desde as salinas às torres, os moinhos e os faróis costeiros passando pelos vinhedos familiares e oásis rurais onde pastam as ovelhas.

De La Savina a Ses Illetes peladando


Os viajantes que chegam a Formentera desde Ibiza atracam no porto de La Savina. Nesta população portuária é possível encontrar opções de hotéis, lojas e, sobretudo, pontos de aluguer de bicicleta. As elétricas são recomendadas para aqueles que procuram desfrutar de mais rotas em menos tempo, já que, apesar de ainda ter que pedalar, o motor elétrico impulsiona a bicicleta até atingir os trinta quilômetros por hora nas planícies e também ajuda nas subidas mais difíceis. Também é possível encontrar viajantes e moradores em bicicletas ‘convencionais’, de montanha ou fazendo as rotas verdes a pé.

A rota número um sai justamente de La Savina e chega a Ses Illetes, a praia mais setentrional da ilha. Seu nível de dificuldade é baixo e a distância a percorrer é de 3,4 quilômetros, os quais se estima que podem ser feitos em quinze minutos de bicicleta ou 50 minutos a pé. A praia de Ses Illetes leva este nome porque, ao caminhar pelo braço de areia com mar de ambos os lados, é possível avistar quatro ilhotas (ou Illetes na língua local) no horizonte. Para ampliar o caminho, esta rota se conecta com a rota número 19, que leva a Es Pujols.

De Sant Francesc ao Farol de Barbaria com bicicleta elétrica


A rota dez destaca-se por oferecer uma paisagem diferente às rotas que vão pela costa e é ideal para conhecer o interior rural da ilha. Sua paisagem é composta por casas camponesas de pedra, vinhedos, pequenos campos e ovelhas pastando, que são acompanhadas pelo silêncio que só uma rota feita para pedestres e ciclistas pode oferecer.

A estrada de 9,4 quilômetros termina no Farol de Barbaria, um dos cantos mais fotografados e filmados de Formentera. O nível de dificuldade é considerado médio e a duração estimada é de uma hora de bicicleta. O Farol da Barbaria esconde um capricho geológico que permite ver o oceano desde um marco natural. Trata-se da Cova Foradada à que se chega baixando por um buraco ao lado do farol.

A rota verde de Es Carnatge a Es Arenals


A estrada que conecta Es Carnatge com Es Arenals é uma das mais curtas das 32 rotas verdes de Formentera. Em apenas dez minutos de bicicleta ou 25 caminhadas é possível atravessar a costa de Tramuntana, ao norte da ilha, com a costa sul de Migjorn, onde espera uma sucessão de areais com algumas das paisagens mais selvagens deste paraíso insular.

A praia de Es Arenals, com suas águas pouco profundas, é ideal para passar um dia em família e observar o céu noturno de Formentera. A distância total da rota é inferior a dois quilômetros e a principal conexão é com a rota 15, na qual se pode voltar ao centro de Sant Francesc Xavier ou continuar pedalando até La Mola.

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant é editora do portal de viagem e gastronomia Sola no mundo desde 2017. Com mestrado na Espanha e experiência internacional, já colaborou com veículos como National Geographic, BBC, CNN, Skyscanner e mais