Seu Valcir mora perto do mar, uma passagem em Cabo Frio- RJ

voluntários-aldeia
Os voluntários da XI Aldeia Multiétnica da Chapada dos Veadeiros
12 de setembro de 2017
agua-na-lua
Lua de São Jorge, uma experiência na Chapada dos Veadeiros
11 de novembro de 2017

Seu Valcir mora perto do mar, uma passagem em Cabo Frio- RJ

Tempo de leitura: 2 minutos
seu-valcir-sola-no-mundo

Entre Cabo Frio e o Porto da cidade,  fica o bairro da Passagem.

As ruas de paralelepípedos e casas coloniais foram dos pescadores, mas hoje, são a promessa de um pólo gastronômico “estilo Paraty”. Novos bistrôs atraem turistas para a região, que como eu, passam pela porta do Seu Valcir sem saber o que acontece lá. Seu bar fica junto ao mar e longe da pedra, como ele mesmo prometeu depois de tentar morar no Rio de Janeiro. O cardápio tem só três opções, mas quem para no bar Acontece sabe: Gourmet mesmo é uma tarde com ele.

Esse bar, também é sua casa. A decoração meio museu ficou por conta de suas lembranças e pensamentos.

sola-no-mundo-cabo-frio-019

Durante as duas semanas que visitei a região do Lagos, além de me receber com muito carinho, a Júlia me mostrou Cabo Frio por seus olhos.

Só tenho a agradecer por todas as vezes que ela passeou de bicicleta pelo Bairro da Passagem na infância e encontrou seus amigos nos bares já adolescente. Pois enquanto ela crescia, Seu Valcir olhava por ela e os dois ficaram amigos. Foi a Jú que me fez parar em uma porta azul, de madeira grossa com algumas letras recortadas em E.V.A colorido. Pude ler “Bar Acontece”.

Valcir estava na soleira, vendo o dia passar com olhos de saudade, quando abriu um grande sorriso para as visitas.

sola-no-mundo-cabo-frio-022

Ele treme um pouquinho mas aperta a mão bem forte e logo foi nos convidando para entrar. Até por que, estar em sua sala facilitaria as lembranças de seus 77 anos muito bem vividos.

Nas paredes brancas estão seus poemas, recortes importantes e fotos de parentes. Sua tv de tubo com o volume máximo combinava com o telefone antigo de madeira na sala pouco iluminada. As notícias antigas do bairro te envolvem como o forte cheiro de fritura. Um candelabro de cobre no teto, um grande buda no chão.

Uma manhã não foi suficiente pra ler tudo, nem entender metade, mas pudemos degustar sua essência.

sola-no-mundo-cabo-frio-020

O teto da casa do Seu Valcir é completamente revestido por uma galáxia pintada em uma lona fina. O mais incrível é que eu sempre quis fazer isso.

Em outros aspectos me reconheci naquele dia. Meu quarto vive minhas fases comigo, já fui de colar papéis, agora desenho. E como ele, também gosto de escrever. A diferença é que moro longe do mar.

sola-no-mundo-cabo-frio-018

Voltamos no fim da tarde, depois de um passeio.

Antártica quente, pastel de sardinha, e histórias em volta de uma mesa de plástico vermelha.

O Bar Acontece é recente, comparado ao primeiro empreendimento de Valcir aos 15 anos, uma sinuca. Foi sua mulher que o convenceu a transformá-la num bar e assim nasceu o Bar Exóticos. Exótico é como eu chamo um dono de bar que não bebe, não fuma e fala sobre boa alimentação

Fazem poucos anos que o Exóticos se transformou em Acontece e que essa mulher o deixou com saudades. O que para Seu Valcir, vira poema.

UMA SAUDADE .

Vejo você cada vez mais distante
Assim como o horizonte
De encontro com o mar
Vejo você na ponta da vela do barco
Antes de sumir, vou contornar o globo
E te encontrar em outra terra
Para não deixar a saudade me abraçar
E se você me confundir com um estrangeiro?
Eu vou desesperadamente gritar:
Saudade! Saudade!…
– Valcir.

sola-no-mundo-cabo-frio-023

 

Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant
Raquel Cintra Pryzant, 23, é jornalista e vive em São Paulo entre suas viagens pelo mundo. Ela é autora do projeto Sola no Mundo, viagens por histórias e culturas onde compartilha entrevistas e reportagens de suas viagens. Além de produzir artigos para Worldpackers, a Raquel é colunista da Hostelworld e trabalha como Nômade Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *